Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Mesmo com vários remédios, não controlo diabetes. Há algo errado?

Jill Brown/Flickr
Pessoas com diabetes tipo 2, em algum momento, precisarão de insulina
Pessoas com diabetes tipo 2, em algum momento, precisarão de insulina

Sou diabética tipo 2 e tenho tido dificuldades para reverter a situação. Tomo quatro remédios para normalizar o açúcar: Glimepirida, Onglyza, Glifage e Jardiance. Consultei um endocrinologista que disse que estava muito bem cuidada e que o remédio Jardiance é o que iria receitar, face à minha relutância em tomar insulina.
Esses remédios têm a mesma função? Não é remédio demais?

Os medicamentos citados são complementares e bastante utilizados no tratamento de diabetes tipo 2. Mesmo não havendo conflito entre os remédios, não é possível afirmar se o tratamento está certo.

Um ponto importante, contudo, é a insulina. "O paciente não querer não significa que não precise", diz Luiz Turatti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Turatti diz que as pessoas com diabetes tipo 2, em algum momento, precisarão de insulina.

Muitas pessoas se incomodam com a ideia de aplicar o medicamento, mas os avanços na área, como agulhas muito pequenas, fazem com que o paciente praticamente não sinta a aplicação.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: