Folha de S. Paulo


Saúde responde

Por que hemoglobina glicada ajuda a diagnosticar diabetes?

Flickr/Huhezi
A hemoglobina glicada reflete a dieta do paciente nos últimos três meses
A hemoglobina glicada reflete a dieta do paciente nos últimos três meses

Tenho 36 anos e tenho vários diabéticos na família. Gostaria de saber qual é a vantagem de se dosar a hemoglobina glicada para o diagnóstico de diabetes e por que dizem que não seria possível 'trapacear' nesse exame.

A vantagem da hemoglobina glicada é que ela reflete a dieta que o paciente teve nos últimos três meses, e não o comportamento alimentar nos últimos dias ou horas, como acontece na glicemia de jejum. Com os dois testes em mãos, o médico pode inferir, por exemplo, que o paciente teve uma ótima dieta nos últimos dias mas não controlou bem a glicemia no passado.

Com um maior tempo sem controle da glicemia, pode haver maior risco de doenças cardiovasculares e outras complicações como danos na retina e nos nervos.

Outro exame que pode auxiliar o médico no diagnóstico do diabetes é a curva glicêmica, que avalia a resposta do organismo a uma sobrecarga de glicose.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: