Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho pedras na vesícula. Espero pelos sintomas ou opero logo?

Reprodução/Flickr
Cirurgia depende das condições do paciente
Cirurgia depende das condições do paciente

Fui diagnosticado como portador de pedras na vesícula. Tenho boa saúde. O médico aconselhou cirurgia imediata para retirada da víscera. Um outro médico me informou que eu não precisaria me submeter à cirurgia. É seguro esperar sintomas aparecerem?
Martônio Ribeiro

A opção de realizar ou não a cirurgia depende de uma série de fatores.

Podem pesar na decisão a idade do paciente, outras doenças, o tamanho e quantidade das pedras e a presença de sintomas. Tudo isso acaba influenciando os riscos relacionados ao procedimento. Caso os sintomas estejam presentes, o mais comum é a realização da retirada da vesícula antes que ocorra uma complicação aguda.

Segundo Ricardo Barbuti, secretário-geral da Federação Brasileira de Gastroenterologia, o mais seguro seria o leitor procurar uma terceira opinião. O profissional mais indicado seria um gastroenterologista clínico.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: