Folha de S. Paulo


Com alisamento, implante e tintura, sobrancelha vira o centro das atenções

Não faz muito tempo que o único produto disponível para as sobrancelhas era a clássica pinça –e, vá lá, um pentezinho para arrumá-las. Para tirar os pelos, encaixávamos um horário entre o corte de cabelo e a manicure.

Mas hoje a história é outra. A sobrancelha assumiu o posto de protagonista do mercado de beleza e virou um negócio milionário. Franquias especializadas oferecem do chamado design ao implante de pelos, e marcas lançam linhas com uma variedade antes inimaginável de produtos voltados só para ela.

A americana Benefit, por exemplo, lançou neste ano nove produtos para as sobrancelhas, incluindo delineador em gel, primer e lápis iluminador. A brasileira Quem disse, Berenice?, por exemplo, também tem sua linha.

De acordo com um relatório do NPD Group, que segue tendências de consumo dos EUA, o mercado de produtos de beleza por lá cresceu 18% de 2015 para 2014. Já a maquiagem para sobrancelha "cresceu impressionantes 42%", segundo o texto.

"Se você acompanhar a evolução da beleza nas décadas, vai ver que em cada uma a sobrancelha é diferente e reflete muito a época. Ela sempre foi importante e fez parte da composição da beleza. A diferença é que hoje você tem essa segmentação e, com isso, as pessoas estão mais interessadas. Também não tinha tanto produto específico. Você que um produto veio pra ficar quando o encontra em todas as marcas", Cinthia Cesário, maquiadora da Sephora no Brasil. A marca, aliás, lançou neste mês um serviço gratuito para embelezamento das sobrancelhas em suas lojas.

"A mania da sobrancelha, como muitas outras, começou nos EUA e segue a tendência de especialização do mercado de beleza. Até os homens começaram a procurar mais o serviço", diz Marcio Banfi, stylist e professor do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina. "Só não sei até que ponto dura. Passado o boom das novas barbearias e dos salões só para as unhas, por exemplo, sobraram só uns poucos e bons."

Não é nisso que as franquias apostam, claro. A rede Spa das Sobrancelhas tem 340 unidades pelo país e outras 50 estão em processo de implantação. Em 2015, o faturamento anual foi de R$ 82 milhões e a expectativa é chegar a R$ 100 milhões neste ano.

"Com a especialização, o público fica mais exigente. Não basta oferecer um formato de sobrancelha perfeito e generalizado. Fazemos uma análise do rosto e da expressão facial para chegar ao formato ideal. Pode parecer algo simples, mas envolve uma relação de confiança. Você não entrega sua sobrancelha pra qualquer um", afirma Dimitri Duque, diretor de marketing da rede.

"A cliente vê que o tratamento é diferente. Usamos até pinça descartável. E aí quem vai querer voltar para antigo salão de beleza?", questiona Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. "Em dois minutos você estraga uma sobrancelha, afina demais, erra o formato. Para recuperar, pode levar até um ano. Ninguém quer arriscar", diz ela.

A rede, fundada em Taubaté, tem 172 unidades entre lojas e quiosques em shoppings do país. Começou com a fama de Luzia na cidade e com os pedidos cada vez mais frequentes para que ela oferecesse cursos. O tratamento padronizado e os treinamentos, aliás, são atrativos para clientes que buscam as franquias especializadas. Com eles, o risco de sair com a sobrancelha fina demais, ao estilo anos 90, certamente diminui.

ESTILO NATURAL

Se a tendência hoje é deixar as sobrancelhas mais grossas e naturais, quem embarcou com tudo na moda dos anos 90 e afinou demais as sobrancelhas pode contar com serviços que incluem micropigmentação e até implante ao estilo megahair.

Na Sóbrancelhas, por exemplo, o implante usa fios de seda, que são mesclados aos do cliente. A manutenção deve ser feita a cada 30 dias e o serviço custa R$ 180.

Já a micropigmentação pode custar entre R$ 350 e R$ 800, dependendo da rede, e durar até um ano e meio. Cada um dá um nome para o serviço: esfumada, fio a fio, dermoleve, 3D. Todos querem oferecer o serviço mais natural e imperceptível possível.

Se a ideia é buscar algo menos definitivo, há novos produtos em gel que prometem ajudar o pelo a crescer, além de pós, cremes e lápis para preencher falhas ou engrossar os pelos.

"O importante é não copiar de ninguém nem carregar na maquiagem. Na sobrancelha, menos é mais. Quando ela é muito escura e desenhada, pode envelhecer. A pessoa tem que continuar se sentindo ela mesma", diz Cinthia Cesário.


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