Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Meu pai tem mielofibrose, um câncer raro. Existem tratamentos paliativos para a doença?

Olá, bom dia! Meu pai foi diagnosticado com mielofibrose. É um raro tipo de câncer na medula óssea. Estamos tentando achar um doador de medula compatível, pois é a única cura. Sabem dizer se existe algum tratamento paliativo? Algo que melhore o bem estar e qualidade de vida dele?

Segundo o médico Phillip Scheinberg, especialista em oncologia clínica e hematologia, a mielofibrose geralmente não é considerada um câncer, mas pode evoluir para este quadro em alguns casos.

A mielofibrose é definida como um processo de "cicatrização" da medula óssea, região onde é produzido o sangue. Isto causa o funcionamento irregular da área.

Em muitos casos, o baço passa a auxiliar na produção sanguínea, o que resulta em um aumento do seu tamanho, uma das características da doença.

O transplante de medula é a única maneira de cura. Por ser uma doença que normalmente atinge pessoas com idade mais avançada, nem sempre o procedimento é indicado.

A mielofibrose pode se manifestar de formas diferentes nas pessoas. Por este motivo, visando melhorar a qualidade de vida, os tratamentos paliativos devem ser especificamente pensados para cuidar dos sintomas apresentados pelos pacientes.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: