Folha de S. Paulo


Saúde responde

Dormir sempre do mesmo lado faz mal pra coluna e pra postura?

Tenho 78 anos e há muito tempo durmo sobre o lado esquerdo. Observei que a coluna começa a se projetar um pouco para a direita e estou com o quadril desalinhado. Notei uma diferença de 2 mm no tamanho das pernas (a direita é a maior). Qual o papel do hábito de dormir do mesmo lado no quadro?

R.C.S.C.

Dormir de lado é a melhor posição que há, embora dormir de barriga para cima, com um travesseiro baixo, também seja adequado. Evite dormir de bruços, diz o ortopedista Lafayette Lage. Não somos simétricos e diferenças de até 5 mm são razoáveis, exceto em crianças, em quem diferenças grandes podem causar uma lombociatalgia, geralmente confundida com "dor do crescimento". A tendência de virar o dorso para trás enquanto se dorme pode ser amenizada com o uso de três travesseiros: um para a cabeça, o segundo para abraçar e o terceiro para colocar entre as pernas.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: