Folha de S. Paulo


Saúde responde: Existe tratamento contra as olheiras?

Existe algum tratamento eficiente contra as olheiras?

Depende da causa, que podem variar de alergias que impedem a drenagem normal de sangue até a falta de sono. Se dormir melhor ou tratar as alergias não resolver, o que se pode fazer é disfarçar com cosméticos, afirma Michael Reilly, cirurgião plástico facial da Universidade de Georgetown (EUA).

Compressas frias também podem ajudar a contrair os vasos sanguíneos embaixo dos olhos e clarear a cor –opção que também pode funcionar para pessoas com pele particularmente fina embaixo dos olhos, deixando transparecer a musculatura roxa avermelhada.

A falta de gordura, comum com o envelhecimento, pode igualmente criar uma depressão embaixo do olho. Tal flacidez ligada à idade pode ser tratada com preenchimento facial ou cutâneo.

Além disso, quantas antes o paciente adotar um estilo de vida mais saudável –sem fumar, dormindo bem, reduzindo o estresse, evitando o sol–, melhor o resultado no longo prazo.

*

ENVIE SUA DÚVIDA

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde.

É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.


Endereço da página: