Folha de S. Paulo


Desafio de fazer produtos foi mais barato e prático do que o esperado

Por uma semana, aderi ao movimento natureba: troquei meus artigos de beleza e higiene por receitas caseiras, feitas por mim.

O primeiro teste foi com o hidratante de manteiga de karité e óleo de coco. A reação ao passar a mistura foi de desespero diante da camada densa de óleo na pele, que parece que não vai sair nunca mais. Mas após um enxague com água (pouca, senão perde o efeito), senti a pele mais hidratada do que com meu creme regular.

Em seguida, veio a pasta de dentes, à base de pó de juá e óleo de hortelã. Não vou mentir: o gosto não é nada agradável, mas, ao final, deixa a sensação de limpeza e hálito (levemente) refrescante.

O desodorante de leite de magnésia foi o mais simples de preparar. Não é tão eficaz quanto o tradicional, por isso, recomendo levá-lo na bolsa após uma caminhada longa, você vai precisar de refil.

Mas, com duas ou três aplicações ao longo do dia, cumpriu a tarefa de evitar odores desagradáveis.

Enrolei até a última noite para enfrentar a mistura esfoliante de limão com açúcar. Foi uma boa surpresa: fui dormir com a pele do rosto macia. Para evitar manchas, enxaguei bem o rosto com sabão e passei protetor solar.

O desafio foi mais fácil, barato e prático que o esperado, e confesso que pretendo levar alguns hábitos adiante. Mas a melhor parte é a sensação libertadora de olhar para o banheiro e perceber que não vou precisar voltar à farmácia tão cedo.


Endereço da página: