Folha de S. Paulo


Artigo contrário à relação HIV-Aids é 'despublicado' de revista científica

Um artigo que afirmava que o HIV não é o agente causador da Aids foi retirado em 19 de dezembro da internet pelo periódico "Health", que o havia publicado em julho.

De autoria do romeno Dumitru Pavel, o artigo foi removido porque "necessita de mais pesquisa e estudo", segundo a nota de retratação da revista, que pertence ao grupo editorial Scientific Research Publishing (Scirp), que é registrado nos Estados Unidos, mas desenvolve suas atividades na China.

"Na verdade, a insuficiência cardíaca representa o fator causal da Aids e de muitas outras deficiências imunológicas", afirmou Pavel em seu artigo, que ainda pode ser lido em páginas arquivadas por outros pesquisadores.

A "despublicação" aconteceu três dias após o texto ser duramente criticado pelo bibliotecário Jeffrey Beall, da Universidade do Colorado em Denver (EUA), em seu blog dedicado a questões sobre publicações científicas em acesso aberto pela internet.

"O artigo é intitulado 'Princípios básicos da fisiologia humana' e não é preciso você ser um cientista para saber que ele é um lixo", disse Beall em seu blog.

A principal hipótese contra o HIV como causador da Aids, feita em 1987 por Peter Duesberg, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), foi amplamente rejeitada. No final dos anos 1990, o presidente sul-africano Thabo Mbeki a usou como argumento para pedir dinheiro em vez dos medicamentos oferecidos por outros países.

Pavel mostrou no artigo uma única referência bibliográfica, que é de sua própria autoria. E se apresentou como vinculado à "Universidade Médica de Bucareste", que não consta na relação das instituições de ensino superior do site do Ministério da Educação Nacional da Romênia.

Com cerca de 200 periódicos, o Scirp integra a lista de "publishers predatórios" do blog de Beall. No post O publisher chinês Scirp: Um império editorial construído sobre a ciência-lixo, ele diz que pode haver estudos honestos nas revistas do grupo, mas eles "são desvalorizados e estigmatizados" pela associação a artigos como o de Pavel.

O blog do Scirp respondeu que o título do post de Beall é "pejorativo e busca caluniar nosso negócio, inclusive milhares de autores, editores e equipes. É indigno de quem afirma fazer 'pesquisa'".


Endereço da página:

Links no texto: