Folha de S. Paulo


Método mais barato para diagnóstico de câncer é apresentado no TED Global

Em uma palestra de 11 minutos, Jorge Soto, um engenheiro eletrônico do México, explicou como pretende revolucionar o diagnóstico de câncer no mundo.

Ele faz parte de uma equipe de cientistas e pesquisadores que desenvolveu um novo método para diagnosticar com antecedência a doença, a partir do rastreamento de uma classe de moléculas associadas a diferentes tipos de câncer e conhecidas como microRNAs.

"O diagnóstico do câncer hoje é caro e de difícil acesso. Nosso objetivo foi encontrar uma forma mais simples e barata de detectar a doença", disse Soto, nesta quinta-feira (9) durante sua apresentação no TED Global, no auditório instalado na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

A partir de uma amostra de sangue, o equipamento desenvolvido por Soto e seus colegas detecta a presença dos microRNAs.

"Uma reação química faz com que o microRNA seja identificado por uma cor fluorescente", explicou Soto.

O equipamento onde a amostra de sangue é inserida lembra o formato de uma cafeteira e nele há espaço para conectar um smartphone.

Após 60 minutos, tempo de duração da análise, a imagem com a presença (ou não) dos microRNAs é enviada para o celular conectado ao equipamento.

Se a doença for confirmada, o smartphone recebe também uma informação sobre o tipo de câncer constado no organismo do paciente.

A série de palestras do TED Global nesta manhã incluiu ainda o depoimento da astrônoma Wendy Freedman, que falou sobre a construção do supertelescópio GMT (Giant Magellan Telescope) com alcance muito superior aos equipamentos atuais. O percussionista brasileiro Naná Vasconcelos foi a atração musical nesta primeira parte do TED Global.


Endereço da página: