Folha de S. Paulo


Saúde responde: O paciente com esquizofrenia pode ficar sem crise?

O paciente esquizofrênico pode ficar por um período longo, por exemplo, dez anos, sem ter nenhuma crise? Como é a vida desses pacientes?

Mariana Freire Damaceno

A esquizofrenia é uma doença caracterizada pela desorientação da realidade, incluindo episódios de delírio e alucinação.

Os sintomas depressivos da condição são logo detectados. Já os psicóticos, que ocorrem na fase de exacerbação dos sintomas -o das chamadas crises- só aparecem mais tarde. E é quando a família geralmente procura ajuda.

Com o tratamento, contudo, esse episódio extremo da doença pode deixar de ocorrer. Segundo Helio Elkis, professor da USP e coordenador do Projesq (Programa de Esquizofrenia) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, é possível que pacientes corretamente tratados fiquem longos períodos sem crise.

Ele afirma que essas pessoas trabalham, estudam e vivem uma rotina como todas as outras. Mas, segundo ele, é importante manter o tratamento e a medicação.

*

ENVIE SUA DÚVIDA

A cada semana, nas edições de domingo do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde.

É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o e-mail saude@uol.com.br, informando nome completo e cidade.

Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página: