Folha de S. Paulo


Anvisa suspende lotes de glicose e antidepressivo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta quarta-feira (13), a comercialização de um lote do antidepressivo cloridrato de clomipramina fabricado pela EMS Sigma Pharma Ltda.

Segundo resolução publicada no "Diário Oficial" da União, o lote 572420 do produto CLO (cloridrato de clomipramina) 25 mg, com validade de agosto de 2015, terá a venda suspensa por ter recebido um laudo da vigilância sanitária paulista com resultado "insatisfatório nos ensaios de aspecto e descrição da amostra, em que se constatou uma mancha escura na superfície do comprimido".

Questionada sobre a distribuição do lote e o eventual risco sanitário, a EMS informou que iniciou o recolhimento do lote em 18 de junho.

"O laboratório, que comunicou a ação previamente à Anvisa, também disponibiliza aos consumidores que tiverem eventuais dúvidas o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo telefone 0800-191914, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00", informou o laboratório, sem dar mais detalhes.

A agência também suspendeu as vendas do lote 74GD1441, com validade em março de 2015, do produto Glicose 5% solução injetável 500 ml da empresa Fresenius Kabi do Brasil Ltda.

Também neste caso, a suspensão e o recolhimento do lote citado foram determinados por um resultado "insatisfatório no ensaio de aspecto". "Se constatou a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem", diz a resolução publicada pela Anvisa.

A empresa foi procurada, mas não se manifestou.


Endereço da página: