Folha de S. Paulo


Das ruas às passarelas, visual com pouca maquiagem ganha força

O visual natural nunca esteve tão em alta. Das passarelas às campanhas com a hashtag #nomakeup nas redes sociais, a tendência do "menos é mais" ganha força.

Nas ruas, o look clássico com olhão preto esfumado está sendo substituído por sombras em vários tons de marrom. Já a pele ganhou status de protagonista, e há um grande número de produtos novos para disfarçar os poros e as rugas de maneira leve.

"Hoje tem muita cliente que vem ao salão para fazer maquiagem do tipo 'eu que fiz'", afirma o maquiador Elton Thadeu, do salão Blend.

O maquiador Ricardo dos Anjos até criou o serviço "make express" no seu salão para fazer um visual simples e rápido. "As pessoas notam que a mulher é bonita, mas não percebem a maquiagem. As clientes não querem mais ficar com cara de salão."

A relações públicas Natália Fusco, 29, diz que já foi "viciada" em corretivo. "Como eu tenho olheira, usava de uma maneira meio exagerada", diz. Hoje, o uso é mais calculado. A sombra e o lápis pretos para a noite deram lugar ao marrom e a maquiagem com olho marcado deixou de ser a principal razão para visitar um profissional. "Vou ao salão por causa da pele: fica impecável."

A advogada Laura Bumachar, 38, vê diferença ao comparar suas fotos de dez anos atrás. "Hoje uso uma maquiagem mais leve, e vou ao salão quando tenho uma festa, mesmo que seja para parecer que não estou maquiada". Para o dia a dia, ela é fã do BB Cream [produto que tem proteção solar, hidratação e um pouco de cor], combinado com um creme iluminador e rímel marrom.

A maquiadora e cabeleireira Ana Paula Morais, 28, ostenta uma foto com batom vermelho no perfil do Facebook, mas diz que recebe mais cantada sem maquiagem do que quando está pintada. Ela aproveitou um dia de folga para publicar a sua foto sem maquiagem e um pouco inchada, pois tinha acabado de acordar. Ela se surpreendeu com a quantidade de likes e comentários positivos. "Eu passo maquiagem por causa do trabalho. No dia a dia, é pele sem nada, mas sempre hidratada", diz.

O maquiador Elton Thadeu diz ser contra os excessos. "Uma mulher com mais de 45 anos e que sofre com olheiras escuras vai marcar mais as linhas de expressão se aplicar muito corretivo", diz.

CAMPANHAS

Segundo Andreia Mirón, professora do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, hoje a moda questiona a artificialidade, principalmente por causa da manipulação de imagens, e isso respinga na maquiagem. "Questiona-se até se a pele é mesmo da pessoa."

A revista "Vanity Fair" entrou na moda do look natural e publicou fotos de artistas como Brad Pitt, Scarlett Johansson, Kate Winslet e Oprah Winfrey sem maquiagem e sem retoques.

A revista brasileira Glamour também mostrou famosos como Sabrina Sato e Valesca Popozuda do jeito que acordam e lançou campanha para que as leitoras publicassem fotos de rosto lavado.

Ações do tipo chegaram a ganhar um caráter beneficente. Na rede social Instagram, uma campanha arrecadou 8 milhões de libras (R$ 26 milhões) para pesquisas que buscam a cura do câncer no Reino Unido. As mulheres doavam 5 libras e postavam fotos sem maquiagem com o termo #nomakeupselfie.

Até gurus da moda incentivam suas seguidoras na web a mostrar como são ªde verdadeº. A americana Leandra Medine, do blog Men Repeller, ganhou mais visitas, retuítes e curtidas quando disse que não usava maquiagem —por preguiça e por se sentir bem ao natural— do que ao mostrar as roupas que usa.

Já as cariocas do blog Girls With Style abrasileiraram a hashtag e criaram a campanha #terçasemmake. "A gente luta contra a padronização da beleza e a insegurança que isso causa nas meninas", diz Nuta Vasconcellos, 28.

Ela cita o caso de uma amiga que acorda antes do namorado para se maquiar e de uma das seguidoras do blog que tem uma mancha no rosto e usou a campanha para publicar pela primeira vez uma foto sem maquiagem.

"Eu postei a minha foto sem maquiagem porque acho que a beleza da mulher é um estado de espírito", afirma Michele Nunes, 29, que postou a selfie sem maquiagem para participar de uma ação criada pela revista Glamour. "Como eu sempre colocava as fotos 'montada' por causa da TV [ela foi assistente de palco], aproveitei para mostrar que somos todas iguais e lindas", conta.

"A gente ama maquiagem, mas usá-la deve ser uma escolha, e não uma obrigação", afirma Nuta.

O natural, porém, não deixa de ser modismo, segundo Andreia Mirón. Ela afirma que a moda sempre teve a diferenciação como um pilar.

"Nunca se teve tanto acesso a produtos e cores como hoje. Mas enquanto nas passarelas as modelos usam uma maquiagem leve e os mais antenados seguem o 'normcore' [termo recentemente criado que trata da tendência de valorizar roupas simples], vemos marcas populares apostando em muitas cores e bases com cobertura pesada."

Para ela, as elites tentam se distanciar do look exagerado. "O visual com menos informação ganha status de sofisticação, e a mulher elegante passa a ser aquela que não precisa de artifícios para se fazer notar."


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