Folha de S. Paulo


Hospital de câncer infantil de SP abre novas instalações

O Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), instituição voltada ao tratamento de câncer de crianças e adolescentes, inaugurou anteontem um novo prédio que vai permitir uma ampliação de 30% da capacidade de atendimento.

Hoje, o Graacc faz cerca de 3.000 atendimentos por ano, 90% deles pelo SUS.

O anexo terá o primeiro centro de tratamento de radioterapia pediátrica da cidade de São Paulo e um dos poucos do país, com um equipamento que tem mais precisão e capacidade de proteger os tecidos saudáveis, o que reduz os efeitos colaterais tardios da radioterapia.

Raquel Cunha/Folhapress
O tecnólogo Adriano Pereira testa novo equipamento de radioterapia com um molde
O tecnólogo Adriano Pereira testa novo equipamento de radioterapia com um molde

No futuro ainda serão inaugurados uma área de reabilitação e um centro cirúrgico especializado em tumores cerebrais, com ressonância magnética que poderá ser usada durante a operação para avaliar se ainda há vestígios do tumor. Também farão parte do prédio um pronto atendimento, laboratórios de pesquisa e mais leitos.

A ampliação teve investimento de R$ 32 milhões. Um segundo complexo já está em fase de planejamento.

"Esse é o resultado da parceria da Unifesp, de empresários que apoiam o Graacc e dos voluntários. Isso viabilizou uma melhor assistência aos pacientes", diz Sérgio Petrilli, superintendente médico e fundador da instituição.


Endereço da página: