Folha de S. Paulo


Opinião: 'Quem quer um milagre?'

Lá pelos anos 1980, a moda era a dieta da Lua, milagre que consistia em ficar um dia tomando só líquido em uma fase específica do satélite.

Com a quantidade de informação atingindo o tamanho do espaço, a dieta lunar datou. Mas seu princípio, que é o mesmo do spam, não. Promessa, quem não quer?

Saiba mais sobre spams no estilo 'aumente seu pênis'

A diferença é que cair em um truque, agora, é mais fácil. Antes, se você quisesse aumentar seu pênis precisaria receber um panfleto na rua, telefonar, ir a algum lugar estranho ou encomendar o produto, que chegaria tempos depois. E a vergonha de ir até o "médico" milagroso?

Hoje, se o sujeito acorda infeliz e acha que a culpa é do seu pênis, o que ele faz ao receber um email prometendo aumentá-lo? A tentação de clicar, preencher o cadastro e pagar com cartão é grande.

Bem, nessa hora, o crente cai na desculpa que usamos sempre que sucumbimos a uma promessa. "Não custa tentar." "Mal não vai fazer."

Se nos deixarmos levar por essa lógica, seremos cobaias de dietas bizarras, de aparelhos para ficar forte sem perder uma gota de suor e de cremes que prometem a barriga da moda (sim, isso existe).

Se todo mundo está de barriga negativa, por que não eu? Com tanta pressão para se adaptar a padrões, não é tão difícil assim crer em milagres que chegam via caixa postal.

As fotos desses anúncios são tentadoras: mulheres gostosas, homens sarados como celebridades. Só que famoso, quando aparece em revista, já tomou uma boa dose de photoshop (esse, sim, um remédio milagroso contra imperfeições).

A linguagem diz tudo: "fórmula secreta"... Na hora, você esquece que aquilo foi mandado para milhões e acha que é um segredo ancestral dividido só com você.

Spams parecem programas de auditório. A máxima do "quem quer dinheiro" é trocada por "quem quer ser magra?", "quem quer ter um pênis maior?". Sem sair da cadeira, numa tarde entediante na firma, alguém sempregritará: "Eu!". E quem pode julgá-lo? Um milagrezinho, quem não quer?


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