Folha de S. Paulo


Surfistas criam projeto para limpar praias de Florianópolis

Incomodados com o lixo nas praias de Florianópolis, em Santa Catarina, dois surfistas se uniram e criaram o projeto Route com objetivo de conscientizar os banhistas sobre o consumo e o descarte correto dos resíduos deixados na areia.

"Eu chegava na praia para surfar e via latinha, copo, plástico e sacolas jogados na areia. Ficava pensando porque as pessoas não jogavam no lixo e o que eu poderia fazer para ajudar", conta o cofundador do projeto, Márcio Gerba, 32. Foi quando Gerba se juntou ao amigo Simão Filippe, 29, para recolher o lixo deixado pelos banhistas.

O nome "Route", que em português significa "rota", não foi escolhido por acaso. Os surfistas querem traçar um caminho para cuidar da natureza por meio da reciclagem e da educação. "Pensamos global, por um mundo melhor. Pode ser utopia, mas começamos com esse desejo", diz Filippe.

O projeto foi fundado em 2011 e começou sem muitas pretensões nas praias da Ilha da Magia. Eles queriam unir os amigos e limpar o espaço onde conviviam e praticavam esportes. Com o tempo, o número de pessoas que aderiu ao projeto cresceu. Além da limpeza da praia com a separação do material e a destinação para a reciclagem, hoje a iniciativa engloba música ao vivo, aula de pilates, futebol, recreação para as crianças, mesa de frutas, água mineral e protetor solar para os banhistas.

Segundo Gerba, de início as pessoas vão justamente por causa dos outros atrativos do projeto, mas acabam aderindo à causa e quando percebem, estão com um saco de lixo limpando a praia em um mutirão. "Assim deixa de ser um projeto para limpar a praia e entra para o projeto de vida da pessoa, tornando-o uma filosofia de vida", diz.

"Os participantes começam a vivenciar isso e sentem uma vontade de mudança, de agir de alguma forma em prol de resultados, de um mundo melhor ou de uma praia mais limpa, pelo menos", explica Filippe.

Considerado pelos fundadores como uma filosofia consciente sobre a natureza, o projeto pode ganhar outras praias. Os dois já foram procurados por americanos, australianos e portugueses que têm intenção de serem embaixadores da iniciativa.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: