Folha de S. Paulo


"Todo mundo ajuda crianças ou idosos; adulto não emociona, não convence, não é prioridade"

"Adulto não emociona, não convence, não é prioridade. [Quando se trabalha com esse público,] é mais difícil receber doação", diz Rita de Cássia do Prado Germano, 54, sócia-fundadora e diretora da Escola São Camilo, que oferece educação básica na modalidade de educação especial para 165 jovens e adultos a partir de 14 anos em Curitiba.

Mesmo assim, a instituição fez reformas com alunos e voluntários e criou soluções para captar recursos graças à Asid (Ação Social para a Igualdade das Diferenças), dos finalistas do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2013 Alexandre Amorim, Luiz Hamilton Ribas e Diego Tutumi Moreira, que desenvolveram uma metodologia exclusiva e gratuita de avaliação que melhora a gestão, as relações institucionais e a infraestrutura de escolas especiais da região metropolitana de Curitiba.

Na Lata
Rita de Cássia do Prado Germano, sócia-fundadora e diretora da Escola São Camilo
Rita de Cássia do Prado Germano, sócia-fundadora e diretora da Escola São Camilo

Leia seu depoimento:

"Todo mundo ajuda crianças ou idosos, e nossos alunos são adultos. Adulto não emociona, não convence, não é prioridade. [Quando se trabalha com esse público,] é mais difícil receber doação. Aprendemos com a Asid a mostrar nosso trabalho para verem a utilidade do que fazemos.

Ajude a eleger o vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2013

Desconfiei muito no começo porque era um bando de piás [meninos]. Perguntei sobre eles para outras escolas em que tinham participado. Decidi recebê-los e fiquei encantada com o trabalho. Eles tiveram uma sacada muito joia: fizeram de uma atividade de ajuda, de apoio e de orientação o trabalho deles. Não deixam a gente em paz, não deixam tempo para respirar, me cobram muito -isso é bom e positivo.

Nossa entidade tem 26 anos. As pessoas falam bem dela, e os professores gostam de trabalhar aqui, mas ela só é conhecida no nosso meio. Precisamos fazer a escola aparecer. A empresa que vai nos ajudar tem de saber que a gente existe. [Para isso,] os meninos estão nos dando suporte muito grande. Vamos fazer um jantar para o lançamento da logomarca.
Nossa fragilidade também era a estrutura física, mas já estamos com um projeto pronto com a Asid. O governo do Estado vai bancar uma reforma para a cobertura do pátio.

Quando fizemos o Mão na Massa [programa de voluntariado que atua na reforma e na melhoria da infraestrutura], os alunos se envolveram. Foram feitas a pintura das paredes e das janelas e o paisagismo com garrafas pet.

O programa nunca ficou sem um representante da Asid orientando, correndo, buscando coisas. Eles são organizados e persistentes, e isso é fundamental para os bons frutos que estão conseguindo nas escolas que atendem.

Nosso dia a dia é tão corrido que, quando eu conseguia alguma coisa, nem me passava pela cabeça dividir com outras escolas. Essa possibilidade veio a partir da chegada da Asid."

Abaixo, estão vídeos de um minuto cada com os finalistas. Assista aos vídeos e vote no seu candidato preferido (os sete vídeos estão um ao lado do outro; primeiro, aparecem quatro deles; para visualizar os outros três, posicione o mouse sobre o último candidato abaixo, à direita, que aparecerá uma seta; clique nela que os demais candidatos aparecerão; o botão "Votar" está sob cada um dos vídeos).

http://www3.uol.com.br/module/playlist-videos/2013/premio-empreendedor-social-2013-1382028592083.js


Endereço da página:

Links no texto: