Folha de S. Paulo


"A coisa mais preciosa que colocamos no meio das crianças são os livros"

Sensibilizada pela realidade do bairro periférico onde morava em Manaus (AM), a servidora pública Elaine Elamid, 34, buscou na ampliação ao acesso cultural uma solução para as dificuldades com as quais as crianças do local conviviam.

Ela e o marido, o italiano Tommazo Lombardi, 38, criaram o "Ler para Crescer", um projeto que leva literatura e arte até as comunidades ribeirinhas da região.

Durante os finais de semana, o casal aluga um barco e convida amigos e conhecidos a participar, de forma voluntária, da expedição pelo rio Solimões, com o desafio de interagir com a comunidade dos locais onde o barco aporta.

"As crianças gostam de alegria e fantasia. Os voluntários saem do barco com perucas, roupa colorida, instrumentos e chamam a atenção delas", conta Lombardi.

Divulgação
Tommazo, 38, e Elaine, 34, do Ler para Crescer
Tommazo, 38, e Elaine, 34, do Ler para Crescer

"Depois propomos uma brincadeira e fazemos uma leitura de uma história por meio do instrumento do teatro. Em seguida, a coisa mais preciosa que colocamos no meio das crianças são os livros. Esse é o coração da atividade."

Para o casal, essa é uma escolha de vida permanente. Além de terem adaptado a rotina, o padrão de consumo e os planos para a realização desse projeto, agora estão transformando sua casa em um abrigo.

"Nosso sonho é este: que a gente possa transformar a realidade desses pequeninos que vivem numa situação de exclusão extrema", diz Elamid.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: