Folha de S. Paulo


"Espero que o nosso trabalho cause pelo menos uma reflexão"

O designer Marcos Silva, 29, conhecido como Markeetoo, cresceu rodeado por livros de design e revistas em quadrinhos que ganhava do pai.

Em 2007, após concluir o curso na universidade e entrar para o mercado de trabalho, ele conheceu Glauber Gomes, 26, e juntos passaram a pensar uma forma de criar um negócio local.

Cinco anos depois, os dois fundaram o Studio Caboco e lançaram o Caboquês Ilustrado, uma loja virtual de roupas com estampas próprias criadas com base nas tradições típicas da cidade de Manaus.

O projeto vai além da divulgação da fauna da região. As imagens nas roupas procuram deixar em evidência o modo de vida dos moradores da cidade, as expressões, as comidas típicas e outros elementos que, segundo eles, muitas vezes não eram valorizados nem pelos próprios caboclos. "Nós percebíamos uma certa vergonha de ser caboclo, de ser do Norte", conta Silva.

Com o objetivo de incentivar o orgulho local, a empresa oferece também serviços como identidade visual, editoração gráfica e aplicativos que promovem os negócios da cidade.

"Eu espero que, como nosso trabalho, a gente cause pelo menos uma reflexão. 'Será que eu não tenho dado o valor merecido para a região onde eu moro? Ou tenho tentado esconder minhas origens? Ou tenho achado tudo que vem de fora melhor?'", exemplifica.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: