Folha de S. Paulo


"Se você tem uma ideia, fale para muitas pessoas, sem medo"

Para diminuir problemas de trânsito na capital do Amazonas, jovens universitários criaram uma alternativa simples para ajudar a população a não perder tanto tempo de um lugar para outro: o Trânsito Manaus.

O projeto, que funciona como um canal de informações on-line para tornar o trânsito melhor, foi fundado em agosto de 2009 por amigos engajados na área da mobilidade urbana.

Hoje, a ação já conta com o apoio da prefeitura da cidade de Manaus e dos órgãos públicos de trânsito, cujas falhas eram denunciadas no site.

O fundador do projeto, Luiz Eduardo Leal, 26, formado em Educação Física, conta que percebeu o valor da informação ao ficar preso duas horas em deslocamento por não saber que havia uma manifestação estudantil no meio do seu percurso.

Ao conversar com a amiga Rebecah Keyce, co-fundadora do canal, surgiu a ideia de usar as redes sociais para informar sobre o tráfego das avenidas da cidade.

Os dois criaram no Twitter o perfil @transitomanaus e passaram a divulgar as rotas a serem evitadas, além de pesquisas com motoristas, ciclistas e pedestres.

Também usam o Instagram para registrar congestionamentos e flagras de inflações, e uma página no Facebook atualizada em tempo real por outros usuários da rede.

"Quando isso se tornar uma realidade que gera mudança de comportamento, conseguiremos ter um benefício palpável", diz Leal.

Para atender quem utiliza o transporte público, fizeram ainda o "Manual Ônibus Manaus", uma guia impresso com rotas e linhas de coletivos mapeados que teve 5.000 impressões financiadas pela Associação Legislativa de Manaus e foi distribuído gratuitamente para a população.

"Queremos fomentar isso. Se você tem uma ideia, fale para muitas pessoas, sem medo de ser feliz", afirma o estudante.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: