Folha de S. Paulo


"Meu pagamento é o sorriso dos catadores de material reciclável"

Durante algumas de suas saídas para espalhar a arte do grafite pelos muros da cidade de São Paulo, Thiago Mundano, 27, deparou-se com catadores de material reciclável e, sem pretensões, começou a pintar as carroças que usavam com frases de sua autoria e depois com as próprias frases deles.

Ao dar voz aos catadores e perceber o quanto essa ação aumentava a autoestima deles, Mundano, depois de trabalhar cinco anos sozinho, criou o Pimp My Carroça, projeto que busca dar visibilidade à categoria por meio da arte.

Divulgação
Grafite do projeto Pimp my Carroça
Grafite do projeto Pimp my Carroça

Em 2012, ele recorreu ao "crowdfunding" para conseguir expandir a iniciativa dos catadores fazem de coleta, separação e destinação do lixo nos centros urbanos.

Mais de 3.500 mil pessoas se mobilizaram, entre doadores, apoiadores diretos, empresas que cederam serviços, voluntários, comunicadores, artistas e grafiteiros.

Ao todo, Mundano já pintou mais de 150 carroças em diferentes cidades do Brasil e do mundo, como Buenos Aires, Nova York e Santiago.

No projeto, as carroças passam por uma manutenção estrutural e recebem itens de segurança, além da transformação visual.

"As pessoas falam para eu parar de pintar carroça e pintar tela. Mas eu faço isso pela satisfação de ajudar uma pessoa, meu pagamento é o sorriso deles", conta o artista.

"Enquanto pinto, estou sempre conversando. E aprendi muito com eles. Se hoje eu sou uma pessoa um pouco mais 'antenada', devo a eles", diz.

"Eu acho que nós temos que sair da 'bolha', essa convivência é muito saudável", finaliza.

Acesse a página do projeto e do artista no Facebook: Pimp My Carroça e Mundano

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: