Folha de S. Paulo


"Sai do emprego para seguir uma ideologia que é a minha"

Diante das imagens de violência e miséria que retratam a periferia, os amigos Enderson Araújo, Ana Paula Almeida e Liege Viegas, moradores do bairro Sussuarana, em Salvador (BA), resolveram se juntar para mostrar que há um outro lado da história que precisa ser contado.

Os três fundaram o Grupo de Comunicadores Jovens Mídia Periférica para mostrar as coisas boas do lugar onde moravam, durante o curso de Direito à Comunicação e Produção de Vídeo, ministrado pelo IME (Instituto de Mídia Étnica) e realizado pelo UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas).

Criaram projetos como os "Postais da Periferia", com fotografias de locais agradáveis da comunidade, e começaram a postar nas redes sociais para elevar a autoestima dos moradores. O objetivo era contrapor a imagem negativa que prevalecia nos noticiários sobre o bairro.

Divulgação
Imagem do
Imagem do "Postais da Periferia" criado pelo Mídia Periférica

Foi desse primeiro movimento que surgiu um espaço na rádio comunitária de Sussuarana para transmitir o programa de hip-hop Radiação Favela, que agora já conta com transmissão on-line. O grupo conseguiu também apoio para a criação de um canal via internet onde produzem quatro programas: Conversa de Quilombo, Multicultural, Love Periferia e Informe Periférico.

E não pararam por aí. Os jovens repassam seus conhecimentos por meio de oficinas que realizam em outras comunidades, escrevem matérias para a revista "Viração" e já foram tema de reportagens na Holanda e na Índia.

"Depois do Mídia Periférica, viajei, conheci pessoas, sai do emprego para seguir uma ideologia que é a minha", conta Enderson Araújo, 21, co-fundador do projeto. "Hoje digo que ele é tudo que eu tenho. É um legado que vai ficar e será lembrado por muitos. Depois de mim virão outros, que vão pegar o conceito e tocar para frente."

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: