Folha de S. Paulo


Autoconhecimento é essencial para líderes que almejam impacto positivo

Qual é a melhor estratégia para uma organização criar um mundo radicalmente melhor? Como é possível mensurar e alavancar o impacto positivo de negócios e organizações sociais? Qual é a nova tendência no campo social? Como ganhar escala?

Todas essas perguntas são válidas, mas imagino que a transformação genuína se inicia dentro de nós mesmos.

Nós, empreendedores de negócios de impacto e de organizações sociais, buscamos transformar o mundo ao nosso redor em um lugar mais justo, mais próspero, mais sustentável e mais inclusivo por meio do nosso trabalho e das nossas organizações.

Algumas pessoas fazem isso atuando em grandes empresas; outras trabalhando no governo. Precisamos de pessoas atuando em todos os setores se quisermos fazer uma transformação realmente relevante.

No entanto, um aspecto muitas vezes é colocado em segundo plano: a necessidade de nos transformarmos nesse processo. A nossa transformação é fundamental se quisermos gerar um impacto positivo genuíno ao nosso redor. E esse é o maior desafio que temos que enfrentar.

O autoconhecimento é um processo muito importante para todos, mas principalmente para aqueles que se propõe a transformar o mundo.

Com o desenvolvimento do campo social, mais fóruns têm surgido para dar aos empreendedores sociais e de negócios de impacto um espaço de reflexão, um momento para se abrir com outros pares e falar sobre seus desafios pessoais.

Essas iniciativas têm surgido dentro da rede global do Impact Hub e também junto a outros parceiros, como a iniciativa do Rodrigo Baggio com a Tendrel ou o Wellbeing Project.

Eles buscam fortalecer os empreendedores comprometidos com impacto no mundo e provocar reflexões sobre as transformações pessoais que eles precisam fazer para poder servir à transformação externa que querem promover.

Como Líder Responsável da rede da Fundação BMW, também já tive várias vivências focadas nesse desenvolvimento interno e na troca com outras lideranças.

Depois de mais de 15 anos interagindo com empreendedores sociais e vendo novas lideranças emergindo nos Impact Hubs todos os dias, percebo que a necessidade de um processo de transformação interno baseado no autoconhecimento é fundamental para criarmos o mundo radicalmente melhor com o qual sonhamos.

HENRIQUE BUSSACOS, cofundador do Impact Hub São Paulo, Floripa e Manaus, é responsável por parcerias estratégicas do Impact Hub na América Latina


Endereço da página: