Folha de S. Paulo


O voluntariado é uma forma de doação que ajuda a transformar a sociedade

Você já fez algum tipo de trabalho voluntariado? Pelo menos um em cada cinco brasileiros fizeram algum tipo de trabalho voluntário de acordo com o World Giving Index 2017, um estudo realizado globalmente pela Charities Aid Foundation.

Segundo a definição da ONU "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal ou ao seu espirito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos."

Na Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), temos mais de 200 voluntários, um time excepcional, que doa seu tempo e talentos para ajudar a mudar a realidade de milhares de pessoas que enfrentam o câncer e doenças do sangue no Brasil.

A proposta e o ensinamento de amor ao próximo nos foi apresentada por Jesus e por vários outros líderes religiosos, mas ainda temos dificuldade de encaixar na nossa concorrida agenda algumas horas semanais para doarmos algo de nós que fará a diferença para alguém.

Por outro lado, aqueles que descobriram o seu propósito nesta existência certamente incluem entre as suas atividades ações que auxiliarão a diminuir as desigualdades existentes em nosso país. Quando conseguirmos enxergar o quão abençoado somos pelas oportunidades que a família, os amigos e a vida nos brindam, nossa responsabilidade de compartilhar com o próximo desperta.

Fazer o bem, ser voluntário, compartilhar são escolhas de um seleto grupo de privilegiados. Privilegiados porque descobriram que possuem mais do que precisam e que ao se doarem, observarão as suas aflições reduzidas. E não me refiro a abundância material, porque doar transcende este sentido.

Se não estamos deixando um mundo melhor para nossos filhos, que possamos deixar filhos melhores para o mundo.

As crianças são estimuladas desde cedo a entender a importância de ajudar os outros, a respeitar as diferenças, cuidar do planeta e dos animais e muitos outros temas que certamente impactarão no cenário social e fazem parte da agenda dos desafios do milênio. Por outro lado, ensinamos com exemplo.

O trabalho voluntário nos ajudará a construirmos a sociedade melhor que almejamos.

Pense nisto. Por que não começar logo? Encontre os seus motivos para arregaçar as mangas e fazer a sua parte. Fica aqui o convite e o desafio para que todos, juntos, possamos melhorar a vida de outras pessoas. A nossa felicidade é proporcional a alegria que proporcionamos aos outros. Poder ajudar é muito melhor do que precisar de ajuda. Escolha ajudar.

MERULA STEAGALL, presidente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais


Endereço da página:

Links no texto: