Folha de S. Paulo


Escalando impacto

Em 2005, um grupo se reuniu em Londres para criar o primeiro Impact Hub. Desde o início, a intenção era formar uma comunidade de empreendedores e agentes de mudança para colaborar, aprender e empreender juntos.

Depois disso foi criada a segunda comunidade em São Paulo em 2007 e hoje são mais de cem comunidades empreendedoras com espaços e programas para fomentar a colaboração e acelerar o crescimento dos negócios de impacto.

Durante nosso processo de crescimento aprendemos muito, na prática, o que funciona e o que não funciona para escalar um negócio de impacto. Exploramos diversas estratégias para crescer e contribuir com mais pessoas no mundo sem perder nossa essência e nos afastar do nosso propósito.

Todo esse processo de iniciar com duas cidades para mais de cem cidades no mundo gerou insights que hoje estamos compartilhando com mais negócios de impacto.

Essa rede ampla com escritórios em mais de cem cidades no mundo permite ao Impact Hub visualizar problemas comuns sendo enfrentados por empreendedores de diferentes formas.

Algumas dessas soluções têm se provado bastante eficientes para combater o desemprego, aumentar a resiliência das cidades, dar acesso a educação de qualidade e prover serviços de saúde para populações desatendidas. No entanto, muitas dessas solu-ções acabam se limitando a servir a uma cidade ou país.

Para mudar essa realidade criamos o Scaling Program, um programa que apoia negócios de impacto a escalarem nacional e internacionalmente. A nossa presença global possibilita um apoio com conhecimento, rede de empreendedores, parceiros e investidores para esca-lar negócios e conectá-los a nossa rede em países diferentes.

Esse programa já apoiou mais de cem negócios de impacto a escalarem na Europa, entre elas a Kolki, um serviço de entregas livre de carbono que emprega pessoas com deficiências que escalou da Espanha para a Itália e a ChangePlease de Londres, que apoia pessoas sem moradia e combate à exclusão que escalou para várias cidades no Reino Unido.

Nesse ano estamos realizando uma edição do programa na América Latina. Os países envolvidos na região são Brasil, Colômbia, Costa Rica e México. Nesses quatro países apoiaremos mais de 60 negócios a desenvolverem sua estratégia para escalar.

Aplicamos a metodologia do ICSF, uma organização focada em apoiar empresas sociais a escalarem, com escritórios em Londres e São Francisco, já apoiaram centenas de empresas nesse pro-cesso.

O programa dura sete meses e inicia com um diagnóstico sobre os principais desafios de cada empresa para escalar e segue de forma personalizada, incluindo treinamentos, uma rede de mentores especializados, networking com o Impact Hub Local e Global e conexão com fundos de investimento. Para saber mais e se inscrever ou indicar o programa acesse essa página com mais informações.

Para o Impact Hub o Scaling Program é o programa que nos permite realizar o sonho de conectar empreendedores no mundo e construir em escala global o que fizemos em cada cidade que estamos presentes.

HENRIQUE BUSSACOS, cofundador do Impact Hub São Paulo, Floripa e Manaus, é responsável por parcerias estratégicas do Impact Hub na América Latina


Endereço da página: