Folha de S. Paulo


Paixão e propósito

No campo social e no mundo dos negócios, é cada vez mais comum ouvirmos sobre negócios com propósito e carreira com propósito. No entanto, sinto muitas vezes um discurso frio, com fórmulas de como encontrar seu propósito e alinhá-lo ao seu trabalho ou ao seu negócio. Vejo uma busca por respostas fáceis e uma transição sem dúvida e sem dor.

Felizmente ou infelizmente, não é isso que vejo acontecer tanto com as organizações quanto com os indivíduos que estão buscando integrar negócios e propósito. Nas sedes do Impact Hub, convivemos com pessoas e organizações que estão passando por isso.

O processo é incerto, difícil e nos expõe todo o momento a provações. Uma boa referência para um processo como esse é o livro "Jornada do Herói", de Joseph Campbell. Na obra, você tem dificuldade de ouvir o chamado, encontra aliados, mas também passa por provações e, acima de tudo, tem que passar por uma transformação interna.

Quando temos uma visão de algo incrível do que nossa organização poderia promover no mundo ou de como seria o trabalho dos nossos sonhos, ela pode nos mover e ajudar a enfrentar todos os desafios que vamos encontrar pela frente.

Encarar esses desafios exige ousadia, paixão e autoconhecimento para lidar com nossas dificuldades. Acredito que é isso que nós e o mundo mais precisamos hoje, não de um simples redirecionamento estratégico em busca do propósito.

Essa transformação das pessoas e dos negócios traz significado para as nossas vidas e de todos aqueles que interagimos no dia a dia. Essa capacidade de criar significado, desenvolver narrativas e mobilizar milhares de pessoas em função de uma visão é o que nos diferencia como seres humanos.

O livro "Sapiens", de Yuval Harari, apresenta de forma interessante como essa capacidade do homo sapiens o diferenciou de todos os outros "homos".

Acredito que os empreendedores sociais, os empreendedores de negócios e todas as pessoas com espírito empreendedor, independentemente da posição que ocupem numa organização, estão buscando cada vez mais compreender como integrar trabalho e negócios ao seu propósito.

O convite aqui é para que cada um e cada organização continue nessa jornada, mas com consciência de que essa não é uma tarefa simples e que o maior desafio será conhecer e transformar a si mesmo.

HENRIQUE BUSSACOS, co-fundador do Impact Hub São Paulo, Floripa e Manaus, é responsável por parcerias estratégicas do Impact Hub na América Latina


Endereço da página: