Folha de S. Paulo


Unicef alerta para a falta de segurança das crianças no acesso à internet

O estudo "The State of the World's Children 2017" (O Estado do Mundo das Crianças, em tradução livre), realizado anualmente pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), alerta para os perigos da tecnologia para as crianças, bem como aponta oportunidades.

A presença dos pequenos on-line é grande –1 em cada 3 usuários é criança–, mas o relatório mostra que governos e setor privado não acompanharam o ritmo da mudança, expondo-os a novos riscos, prejudicando e deixando para trás milhões de crianças mais desfavorecidas.

O estudo explora também os benefícios da tecnologia digital aos mais pobres, inclusive para aqueles que crescem na pobreza ou são afetados por emergências humanitárias. A desigualdade, no entanto, continua grande. Cerca de um terço da juventude mundial –346 milhões de pessoas– não está on-line.

Numa campanha para conscientizar as pessoas sobre os perigos da exposição dessa geração, as desigualdades e o que significa crescer no mundo digital, o Unicef lançou uma série de vídeos (veja abaixo).

Para ver mais, acesse o site.


Endereço da página: