Folha de S. Paulo


Websérie encerra 2017 com episódio sobre trabalho e imigração na moda

Diálogos Transformadores

A migração e o trabalho forçado ligado a ela são o tema do último episódio da websérie "Diálogos Transformadores" em 2017, lançado nesta quarta-feira (29).

Baseado no debate realizado no Teatro Folha, em parceria com a Ashoka, o curta "Trabalho e Imigração na Indústria da Moda" traz os principais pontos levantados por especialistas, autoridades e participações especiais de quem está na base da cadeia e empreendedores sociais à frente de iniciativas que tentam mudar essa dura realidade.

"Me pagavam R$ 6 por um vestido e depois cobravam R$ 150 na loja", relatou a boliviana Lídia Romero, costureira que chegou a ficar três meses sem salário trabalhando em oficinas de costura no Brasil.

A virada veio com a capacitação do Instituto Alinha, fundado por Dariele Santos, que também participou como caso inspirador desta edição.

Parte da solução do problema exemplificado por Romero foi apontado por Leonardo Sakamoto, fundador da Repórter Brasil. "Quer saber como você resolve a questão do trabalho escravo na cadeia têxtil? Pague melhor para ela [a costureira, para o oficineiro."

Outra dificuldade enfrentada no setor têxtil é a complexidade da cadeia. "No Brasil, temos uma cadeia bastante longa, desde a produção da fibra até a indústria de confecção e o varejo", afirmou Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

Como parceiro da associação, o Instituto C&A, apoiador da série, trabalha para mudar o cenário.

"O instituto busca alavancar iniciativas que vão tornar a indústria da moda mais sustentável, melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham nela, repensar produtos, a questão de como as matérias-primas são extraídas", disse Giuliana Ortega, diretora-executiva da organização.

Além do minidocumentário, esses e outros destaques da discussão também foram compilados em um documento, disponível em PDF.

"Diálogos Transformadores Trabalho e Imigração na Indústria da Moda" tem apoio do Instituto C&A


Endereço da página:

Links no texto: