Folha de S. Paulo


Com mais de duas décadas, 26 projetos da Rede Folha ampliam legado

Em diferentes áreas de atuação, como ambiente, saúde, nutrição e educação, 26 dos 77 integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais superaram, neste ano, mais de duas décadas de ação com impacto na vida de milhares de brasileiros.

Katherine Milligan, chefe da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social, destaca os segredos da longevidade em um campo tão desafiador.

"É importante para qualquer empreendedor social se adaptar e evoluir conforme as circunstâncias ditarem, à medida que novas parcerias emergem e prosperam, e conforme as tecnologias evoluem", afirma.

Segundo Katherine, os membros brasileiros da comunidade global são respeitados pelo impacto em suas áreas de atuação. "Por mais de uma década, eles têm levado contribuições importantes aos encontros globais e regionais do Fórum Econômico Mundial e estão 'exportando' suas inovações."

Cinco líderes à frente de algumas das iniciativas mais duradouras das redes Folha e Schwab foram convidados a compartilhar as lições ao longo de trajetórias que contam a história do empreendedorismo social no país.

A seguir, o relato de homens e mulheres que chamaram para si a missão de transformar realidades. O mais longevo é Eugênio Scannavino Netto, líder há 32 anos do Projeto Saúde e Alegria em comunidades ribeirinhas.

*

José Dias

CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social)
Fundado em 1989

Vários elementos justificam tanto tempo de atuação, como amor, dedicação, persistência, transparência e coerência com seu objetivo. Esses elementos culminaram em credibilidade, algo fundamental para a longevidade.

O maior legado é a promoção do encontro de saberes locais visando a melhoria das condições de vida de milhares de agricultores familiares. Levamos as pessoas a compreenderem que elas podem mais quando estão imbuídas do mesmo objetivo. Por mais coerente que seja a liderança, seus feitos não se sustentam sem coletividade.

Foram muitas conquistas, e famílias que melhoraram de vida a partir da descoberta do poder da solidariedade como verdadeiro sentido da vida.

Eugênio Netto

Projeto Saúde e Alegria
Fundado em 1985

É preciso se manter sonhando, muita resiliência e determinação porque existe muita dificuldade, não só para executar como também do entorno das regiões do Amazonas e do Pará, onde atuamos. Outra coisa é ter equipe engajada na mesma missão e que as comunidades sonhem com você, sejam parceiras. Ética e transparência são o que mais colaboram.

Em um momento de crise, investidores preferem apoiar quem sabe aplicar o recurso.

Meu maior legado será eu me tornar cada vez mais desnecessário. Outros são as tecnologias sociais que criamos e funcionam com altíssimo impacto e baixíssimo custo. É tanta gente que não morreu por ser vacinada, ter acesso à água tratada, à saúde. Foi muito sofrimento evitado.

Gisela Solymos

Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)
Fundado em 1992

São vários fatores que contribuem para longevidade, principalmente responder a uma necessidade. Uma instituição que dura 15, 20 anos precisa se adaptar a sua época e se adequar às mudanças.

O Cren começou respondendo fortemente à questão subnutrição. Esse cenário mudou, e a obesidade passou a ser um problema.

O segundo fator é a capacidade de ter uma grande e variada rede de apoio.

Contribuí bastante com minha capacidade de diálogo. O Cren nasceu ligado à universidade e hoje dialoga com vários interlocutores. Estabelecer um relacionamento forte com quem é atendido permitiu ainda vários achados científicos porque as famílias permaneceram no serviço.

Suzana Pádua

IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Fundado em 1992

A longevidade do IPÊ se deve à equipe que formamos continuamente. Muitos mudaram de rumo, mas cada um tem um nicho de conhecimento que complementa os saberes coletivos necessários para a organização funcionar com harmonia e sucesso.

Outro aspecto é o senso de propósito meu e do Cláudio [Pádua, cofundador], diferencial que atrai pessoas empreendedoras, que não desistem facilmente de seus ideais.

Quando se acredita no que se faz, os desafios não nos impedem de persistir e de vencer barreiras. Espalhar essa noção de que somos capazes de transformar o mundo quando trabalhamos com qualidade, persistência e firmeza de propósito é o mais significativo legado.

Karen Worcman

Museu da Pessoa
Fundado em 1992

Essa causa de que a história de vida é algo importante para valorizar, escutar, criar uma memória diferente, apesar de parecer fora da realidade, mexe profundamente com todos os segmentos da sociedade. Tivemos uma atuação na captação de recursos, no uso da metodologia sempre antenados no momento.

A instituição é dinâmica, nunca ficou parada.

O acervo do museu traduz a história dos brasileiros nos séculos 20 e 21. São mais de 18 mil depoimentos.

O Brasil está em uma absurda transformação cultural, urbana e de costumes. É um jeito muito único de perceber a história contemporânea. A metodologia do museu é outro legado: a ideia de que parar e escutar é um jeito de entender o nosso entorno.


Endereço da página:

Links no texto: