Folha de S. Paulo


Ao doar óculos em regiões carentes, Ralf Toenjes ganha prêmio para jovens

Reinaldo Canato/Folhapress
Ao doar óculos em regiões carentes, Ralf Toenjes, 26, ganhou prêmio para jovens empreendedores

Com apenas 26 anos, Ralf Toenjes foi escolhido o empreendedor social de destaque entre os candidatos com até 35 anos à frente de inciativas em fase de consolidação.

Ele recebeu o troféu da 9ª edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro como líder da Renovatio, na noite desta segunda-feira (6), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

"Temos um sonho grande de mudar a visão de 1 milhão de pessoas até 2021 e tenho certeza de que a chancela e a credibilidade do Prêmio Empreendedor Social de Futuro será um passo importante para atingirmos nosso objetivo", diz o empreendedor.

Inspirado no modelo alemão da OneDollarGlasses, Toenjes fundou a Renovatio levando óculos de baixo custo e atendimento oftalmológico aos rincões do país.

Um desafio diante do fato de que 85% dos municípios do país não contam com médicos especialistas nessa área. Cerca de 42 milhões de brasileiros precisam de óculos e não sabem ou não têm condições de comprar.

Desde 2014, quando criou a Renovatio com dois colegas do Insper, mais de 15 mil pares de óculos foram distribuídos gratuitamente em mutirões realizados em 17 Estados.

Toenjes competiu no Prêmio Empreendedor Social de Futuro com os três jovens que lideram o Mapa Educação, Lígia Stocche, 27, Renan Ferreirinha, 23, e Tábata Amaral, 23, e com Hamilton da Silva, 29, fundador do Saladorama.

A categoria é uma iniciativa exclusiva da Folha voltada para jovens de até 35 anos que estão à frente de iniciativas com um a três anos de existência ou em fase de consolidação, considerada a mais crítica por especialistas.

BENEFÍCIOS

Toenjes irá desfrutar a partir de agora dos prêmios concedidos ao vencedor da categoria, que incluem capacitação em gestão e consultorias, entre outros. Além disso, ele passa a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Um júri de oito especialistas o elegeu vencedor do Empreendedor de Futuro. Participaram da avaliação Hilde Schwab, presidente do conselho da Fundação Schwab; Maria Cristina Frias, colunista de "Mercado" na Folha; Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação de Dilma Rousseff e professor na USP; e Ronaldo Iabrudi, diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar.

Também foram jurados Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, organização que estimula o investimento social corporativo; Marilene Ramos, diretora para as áreas de Energia, Gestão Pública, Socioambiental, Saneamento e Transporte do BNDES; Sergio Andrade, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2015, e João Carlos Martins, pianista e maestro.

Eles avaliaram detalhados relatórios preparados por um time de jornalistas da Folha e consultores que foram a campo coletar informações e impressões sobre o trabalho dos seis finalistas do ano, nas duas categorias, além de realizar entrevistas com suas famílias, equipes de trabalho, parceiros, amigos, patrocinadores e beneficiários.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. Conta com a Latam como transportadora oficial e o apoio do Instituto C&A e do Teatro Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Leia nesta terça-feira (7), na versão impressa da Folha, caderno especial sobre os finalistas da edição deste ano. No site, veja vídeos e outras reportagens sobre os projetos dos finalistas.


Endereço da página:

Links no texto: