Folha de S. Paulo


Coral de crianças refugiadas é uma das atrações de prêmio social este ano

Deixando para trás países em guerra, perseguições políticas e desastres naturais, cem crianças refugiadas, de quatro a 12 anos, agora ouvem outro som: o da música. Elas integram o coral Coração Jolie e irão se apresentar na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2017, na segunda-feira (6), em São Paulo.

Esses meninos e meninas, vindos do Iêmen, Jordânia, Palestina, Síria, Nigéria, República Democrática do Congo e Angola encontraram uma forma de superar as lembranças do passado.

No projeto da ONG IKMR (Eu Conheço Meus Direitos, em tradução livre), a língua não é barreira, e as diferentes nações se unem para um coro de músicas brasileiras e internacionais, que vão desde Aquarela, de Vinicius de Moraes e Toquinho, até Heal the World, de Michael Jackson.

Divulgação
Coração Jolie, coral de crianças refugiadas, será uma das atrações da cerimônia do Prêmio Empreendedor Social
Coração Jolie, coral de crianças refugiadas, será uma das atrações da cerimônia de prêmio social

Criado em 2015 para preservar e resgatar a identidade cultural das crianças refugiadas, o coral Coração Jolie é uma homenagem a Angelina Jolie, enviada especial do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

E as melodias mudam não só a realidade desses pequenos, mas também de quem os vê cantando, segundo Vivianne Reis, coordenadora do coral e fundadora do IKMR.

ESCOLHA DO LEITOR

"O coral faz com que os brasileiros enxerguem a criança –antes do refugiado ou de pensar que são terroristas", diz. "Elas tiveram um começo de vida muito difícil, mas estão aqui pedindo uma oportunidade para recomeçar."

A releitura de grandes sucessos, evidenciando a perspectiva do refúgio, é ainda uma forma de dar protagonismo a eles, da mesma forma que o Prêmio Empreendedor Social joga luz sobre negócios com causa, afirma Reis.

"No Brasil, o empreendedorismo é uma forma de o brasileiro se reinventar diante da crise. No coral também enxergamos pequenos empreendedores que estão se reinventando, se tornando protagonistas de uma nova vida."

NOITE DE FESTA

O coral irá se apresentar na cerimônia fechada para convidados da 13ª edição do Prêmio Empreendedor Social, fruto de parceria da Folha com a Fundação Schwab, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. Conta com a Latam como transportadora oficial e o apoio do Instituto C&A e do Teatro Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Prêmio Empreendedor Social 2017 - Teatro Porto Seguro - alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Seg. (6): 19h.


Endereço da página:

Links no texto: