Folha de S. Paulo


Museu da Pessoa comemora 25 anos com exposição 'Quem Sou Eu?'

Marcia Zoet/Divulgação
Fachada do Museu da Pessoa, em Pinheiros; apesar do prédio, o acervo é virtual ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fachada do Museu da Pessoa, na Vila Madalena (SP), tem mural de tampinhas de artista plástico

Para comemorar o 25º aniversário, o Museu da Pessoa abre a exposição "Quem Sou Eu?", que traz o acervo da instituição para o Sesc Vila Mariana, a partir desta sexta-feira (22), às 19h.

A mostra colaborativa vai convidar o público a contar suas próprias histórias. Todos os visitantes podem entrar numa cabine e deixar um registro de um minuto respondendo à pergunta que dá nome a mostra. O depoimento passa a fazer parte da exposição, sendo exibido num painel de led.

Esse material se une a coleção virtual do museu, composta por arquivos particulares dos entrevistados e a sistematização de informações sobre os contextos sociais, culturais e históricos.

Atualmente são 263 entrevistas registradas em vídeo e uma coleção de mais de 1.000 fotos e documentos digitalizados e catalogados.

A mostra terá ainda as obras "Um Instante que Resiste", "Ensaio para Sinônimos" e a coleção "Vínculos Afetivos", além de uma breve história das mais de duas décadas do Museu da Pessoa no Brasil.

Assim, a exposição objetiva discutir o que poderia mudar se uns prestassem mais a atenção nas histórias dos outros, além de incentivar a escuta e mostrar diversas realidades.

A reflexão dialoga diretamente com o trabalho realizado pela instituição, dedicada ao registro, preservação e disseminação de histórias de vida, desde 1992.

Após a abertura, haverá um bate-papo com os curadores da mostra, Cristiano Burlan, Diógenes Moura e Viviane Ferreira, com mediação de Karen Worcman. A visitação vai até 17 de dezembro.


Endereço da página: