Folha de S. Paulo


Morada da Floresta lança composteira doméstica com formato inovador

Divulgação
Composteiras domésticas Humi, criação da Morada da Floresta, finalista do Prêmio Empreendedor Social em 2016
Composteiras domésticas da Morada da Floresta, finalista do Prêmio Empreendedor Social em 2016

O artista plástico e diretor da Morada da Floresta, finalista do Prêmio Empreendedor Social em 2016, Cláudio Spínola, criou uma nova composteira doméstica. Com volume menor, ela vai facilitar o envio do sistema de compostagem para mais Estados brasileiros e para o exterior.

Denominado Humi e lançado em agosto, o produto transforma resíduos em adubo, produzindo fertilizantes naturais para o solo, como toda composteira. Foi projetado, porém, para que cada caixa entre na outra, diminuindo o valor da sua entrega ao cliente.

Com isso, Spínola garante que mais pessoas terão acesso ao manejo ambientalmente saudável dos resíduos orgânicos, minimizando os impactos negativos sobre o ambiente. A pré-venda teve 300 comprovadores e a Morada da Floresta já tenta viabilizar a distribuição para Portugal, EUA e Argentina.

"Sabe-se que quando uma família separa seus resíduos em três frações, ela reconhece o volume do seu desperdício de alimentos e começa a produzir menos", afirma o empreendedor.

O lançamento do produto, que custa em torno de R$ 300, está relacionado com as metas globais da ONU (Organizações das Nações Unidas) de Consumo Responsável e Cidades Sustentáveis.

"Essa nova composteira não usa plástico tradicional, é feita com caixinhas longa-vida recicladas", diz Spínola, que enfatiza os diferenciais da Humi. "As caixas têm tecnologia para não entrar água da chuva, direcionar o líquido todo para a torneira, não matar as minhocas e é o único com sistema de rodízio acoplado, facilitando o deslocamento."


Endereço da página:

Links no texto: