Folha de S. Paulo


Projeto de agricultura sem desperdício de água será implantado no semiárido

A aquaponia, que une o cultivo de hortaliças com o cultivo de peixes evitando o desperdício de água, foi escolhida como melhor solução para geração de renda no semiárido brasileiro.

A ideia da Sea Jr, empresa formada por estudantes de engenharia de aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi a vencedora da segunda edição do desafio para empresas juniores, realizado pela Brasil Júnior, parceira do Prêmio Empreendedor Social, e pela água AMA, da Ambev.

O melhor projeto foi anunciado no sábado (19), durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores, em Porto Seguro (BA).

Como prêmio, a Sea Jr receberá o aporte de R$ 30 mil da Ambev, que vai permitir a instalação do sistema na cidade de Jaguaruana (CE), garantindo a piscicultura e a produção de uma horta para a população local.

"Estamos muito felizes, pois esse projeto reflete nosso trabalho, agora conhecido por todas as outras empresas juniores, e expande um sistema que já usamos com sucesso em Natal", diz Eduarda Tayná, 21, presidente diretora da Sea Jr.

Utilizando uma técnica de recirculação, a horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes.

"É uma solução para o problema da seca. A aquaponia fornece uma horta agroecológica, livre de agrotóxico, com pouco gasto de recurso hídrico e peixes saudáveis para o consumo", explica Eduarda.

A ideia é começar a instalação da aquaponia no semiárido ainda esse ano. "Fizemos um cronograma e esperamos começar o mais rápido e depois expandir para outras cidades."


Endereço da página: