Folha de S. Paulo


Abrale integra campanha de incentivo à participação de consulta pública

Para melhorar a saúde no Brasil, instituições lançam uma campanha nacional para que a população participe da consulta pública promovida pela Agência Nacional de Saúde que propõe alteração de oferta de medicamentos e procedimentos para os usuários dos planos de saúde.

A participação é essencial para beneficiar a saúde dos brasileiros. Todo usuário de plano de saúde pode opinar sobre quais procedimentos devem compor o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, com vigência nos anos de 2018 e 2019.

Por isso a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que integra a Rede Folha, o Instituto Lado a Lado pela Vida, a Femama Brasil, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e o Instituto Vencer o Câncer se em prol dessa iniciativa.

Juntas, as instituições analisaram a nova proposta da ANS e produziram um documento que reúne recomendações de alteração para o rol que entrará em vigor em 2018. Entre elas, a necessidade de revisão anual do rol e a garantia de que procedimentos negados para inclusão no SUS não sejam também negados nos planos de saúde utilizando os mesmos argumentos.

Essas recomendações podem ser utilizadas como guia para quem deseja participar das consultas e ampliar o acesso à saúde.

As contribuições à consulta pública podem ser realizadas no site da ANS até esta quarta-feira (26).


Endereço da página:

Links no texto: