Folha de S. Paulo


Concurso universitário reconhece soluções urbanas para região de Natal

O concurso BID UrbanLab chega pela primeira vez ao Brasil para premiar soluções criativas e inovadoras para problemas de desenvolvimento urbano em Ribeira, bairro histórico de Natal.

Direcionado a participantes brasileiros ou vinculados a universidades brasileiras, o concurso pretende alcançar estudantes, pesquisadores e jovens profissionais de todas as regiões do país.

O foco são as áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, ciências sociais e econômicas, tecnologia da informação e correlatas para desenvolvam projetos para a melhoria dos padrões de desenvolvimento das cidades médias brasileiras de forma sustentável, integrada e interdisciplinar.

A escolha de Ribeira como área de intervenção foi motivada pelo desafio de se promover uma ação com vistas à reabilitação do centro histórico da capital potiguar, que hoje possui áreas abandonadas, imóveis vazios e sem uso e espaços em ruínas.

Além disso, o bairro está em uma região privilegiada, às margens do Rio Potengi, e apresenta forte vocação cultural, com seus casarões, teatros e museus, sendo um dos locais mais atrativos da cidade.

As equipes participantes devem ser multidisciplinares e podem contar com até dois jovens profissionais na sua composição, dentro do limite de membros estipulado no regulamento. As inscrições vão até 5 de agosto.

Dentre as equipes participantes, o júri escolherá até três finalistas, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos à banca de jurados e especialistas do banco na sede do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington, nos Estados Unidos.

Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000 para a equipe e sua proposta será validada e transformada em anteprojeto urbanístico, com apoio de técnicos locais, da Prefeitura de Natal, especialistas do BID, técnicos do Ministério da Cidades e da Caixa Econômica Federal.

Para mais informações, acesse o site do BID UrbanLab Brasil ou envie um e-mail.


Endereço da página: