Folha de S. Paulo


Mães transformam experiência em negócios sociais focados na 1ª infância

Divulgação
Mary Andrioli, cofundadora da Greg Maker, que desenvolveu metodologia para o desenvolvimento do bebê
Mary Andrioli, da Greg Maker, que desenvolveu metodologia para o desenvolvimento do bebê

No Brasil, existem cerca de 250 negócios sociais focados na primeira infância, segundo mapeamento da Artemisia, em parceria com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto Alana e Danone Early Life Nutrition.

Nessa seara, CanalBloom, Descobrir Brincando, Greg Maker e Aurora Sling têm em comum o fato de terem sido criadas por mulheres que usaram sua experiência na maternidade para desenvolver suas organizações.

Elas participaram do Artemisia Lab: Primeira Infância, criado há dois anos pela aceleradora, parceira do Prêmio Empreendedor Social, para apoiar projetos em um segmento transversal, que dialoga com setores como saúde e educação e que se tornou um dos pilares de atuação por representar um grande potencial para a criação de negócios e pelo impacto na vida de milhares de brasileiros

O Prêmio Empreendedor Social prorrogou o prazo de inscrições; participe

A temática é pouco explorada no Brasil, do ponto de vista econômico, mas é prioridade em nações desenvolvidas. O investimento na primeira infância resulta em adultos socialmente produtivos, que contribuem para o crescimento do país.

Isso faz com que o apoio à área seja essencial para romper o ciclo da pobreza ao aumentar, no longo prazo, as oportunidades oferecidas a jovens nascidos em meios menos favorecidos.

Pensando nisso, essas cinco mulheres criaram seus negócios sociais. O CanlBloom, por exemplo, fundado por Adriana Rossi e Roberta Sotomaior, é uma plataforma multimídia de coaching para pais e cuidadores, com conteúdo científico, trabalhando para a democratização da ciência.

Na mesma área, Descobrir Brincando, dos empreendedores Ana Maria Bastos e Armando Lowndes, atua com a premissa de que, ao construir competências nos adultos, é fortalecida a relação adulto/bebê, alicerce para o desenvolvimento integral da criança.

Também trabalhando diretamente na relação adulto/bebê, a Aurora Sling, startup de Ariane Chiebao, vende carregadores para bebês e assessoria voltada a promover o bom uso, estimulando a autonomia e mobilidade para pais e mães.

Já Greg Maker, iniciativa de Mary Andrioli e de Maurício Andrea, desenvolveu uma metodologia para o desenvolvimento do cérebro com atividades lúdicas utilizando teclado e mouse, gerando inclusão ao considerar as deficiências física, visual e intelectual de seus usuários.


Endereço da página:

Links no texto: