Folha de S. Paulo


Programa para incentivo à educação chega a cidades vizinhas de Fortaleza

O PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação) começa a chegar à região metropolitana de Fortaleza. Os municípios de Beberobe, Pindoretama e Casacavel receberam a primeira etapa de implementação no início de abril.

O programa foi criado pelo IBS (Instituto Brasil Solidário), fundado por Luis Salvatore, que venceu a Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2015.

O Prêmio Empreendedor Social está com inscrições abertas; participe

Durante quatro dias, entre 3 e 6 de abril, professores e alunos passaram por capacitações teóricas e práticas. O seminário realizado no primeiro dia buscou refletir uma pequena amostra da preparação para a etapa, que busca despertar um ensino dinâmico e criativo no currículo escolar.

Foram montados espaços de leitura, dentro do auditório, já com livros que seriam doados à escola modelo em Beberibe. Além disso, o público participou da primeira atividade colaborativa, com as pinceladas colocadas em pequenas telas separadas, formando uma bela arte construída a várias mãos quando colocadas lado a lado.

O desenho final revelou uma árvore bem colorida, com pontos diversificados e em uma peça única que ficou como lembrança dessa etapa do PDE.

O que foi apresentado em teoria no seminário se materializou para em oficinas de patchwork, artes, fotografia e música, esta realizada apelo professor Lourivan com instrumentos criados com materiais reutilizáveis, como baldes, latinhas de refrigerante, plástico, entre outros.

Todo o trabalho culminou em uma noite cultural com arte em retalhos, contação de histórias, exposição fotográfica e de vídeos, apresentação de banda alternativa com materiais recicláveis e de música clássica com o sexteto de cordas dos alunos do Instituto Bia e Lauro Fiuza.


Endereço da página:

Links no texto: