Folha de S. Paulo


Ex-surfista empreendedor lança documentário sobre crise hídrica

Robbie Stauder / Red Bull Content Pool 12.jun.2014
Jon Rose, Guga Ketzer and Jessica after they just gave her access to clean drinking water in Favela Jardim Itapema, Sao Paulo, Brazil, June 12, 2014.Waves of water documentary movie film
Jessica, Guga Ketzer e Jon Rose, que trouxe água potável a domicílios da Favela Jardim Itapema (SP)

O documentário "Waves for Water", que vai ao ar nesta quarta-feira (22), mostra a jornada do ex-surfista profissional Jon Rose ao levar água potável a milhares de pessoas pelo mundo.

O filme mostra sua trajetória como empreendedor social. Desde 2009, o programa criado por ele tem levado água potável a comunidades carentes, zonas de conflito e vítimas de catástrofes naturais. Seu projeto distribui estruturas de filtragem simples, de fácil montagem e que conseguem abastecer uma comunidade de até 100 pessoas durante cinco anos.

Gravado ao longo quatro anos, o projeto é executado há oito. O documentário de 52 minutos mostra a trajetória de Rose, desde que tomou a decisão em largar o surfe profissional. O projeto passou por países como Indonésia, Haiti e Brasil – onde Rose visitou a Favela Jardim de Itapema, em São Paulo.

Durante sua visita ao país, ele também palestrou durante a Red Bull Amaphiko Academy, evento voltado para inovadores sociais.

DO SURFE PARA O SOCIAL

Surfista desde os nove anos de idade, Rose se profissionalizou aos 17 e foi capa de muitas revistas especializadas. Com patrocínios importantes no surfe, viajou o mundo todo para competir e buscar as melhores ondas.

"Como surfista profissional, eu estava vivendo um sonho ao viajar para a Indonésia. Na minha última noite lá, porém, um terremoto atingiu a cidade de Padang. Até então, todo o meu 'senso de identidade' estava ligado à minha figura como surfista. E, de repente, fui tomado por um propósito, por uma motivação maior. Foi uma grande mensagem do Universo", conta Rose.

O episódio ocorreu em 2009, quando ele estava a bordo de um barco, próximo à ilha de Sumatra e sentiu o tremor de 7.9 graus, que acabaria deixando mais de mil mortos e 100 mil desabrigados.

Desde então, a prancha de surfe deu lugar a um filtro de água na mochila do ex-surfista, que passou a percorrer o mundo para levar água potável aos necessitados.

No caminho, encontrou grandes parceiros para seu projeto, como a atriz Patricia Arquette – que hoje faz parte do conselho do projeto – e Neymar Jr, estrela da seleção brasileira, que incentivou a causa durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Os dois também dão seus depoimentos no documentário.

O filme pode ser acessado com exclusividade pela Red Bull TV neste link.


Endereço da página:

Links no texto: