Empreendedores líderes de 15 projetos de impacto social foram selecionados entre 460 startups que participaram da primeira etapa do Desafio de Negócios de Impacto Social - Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos.
Eles receberão R$ 15 mil para desenvolverem uma proposta de atuação, e cinco serão selecionados para a segunda etapa, quando receberão até R$ 200 mil para a implementação da solução.
O objetivo da iniciativa, realizada pela Artemisia, parceira do Prêmio Empreendedor Social, e pela Caixa, é mudar a realidade de muitos brasileiros ao focar a transformação do país via inclusão financeira.
A expectativa é que o desafio resulte em soluções escaláveis e acessíveis à população de baixa renda, capazes de ampliar a educação e a inclusão financeira.
O programa é, ainda, uma oportunidade de os empreendedores se aproximarem de uma organização referência em público de baixa renda, além de receberem o apoio da Artemisia, pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, para o refinamento de impacto social de suas soluções.
Conheça abaixo os projetos selecionados.
- Acordo Certo (São Paulo) - Plataforma de renegociação de dívida e recuperação de crédito on-line, tem uma abordagem que vai além do uso da tecnologia digital, pois coloca o devedor em um papel ativo e positivo no processo de renegociação das dívidas. O potencial de impacto social é significativo, já que mais de 58 milhões de pessoas têm "o nome sujo", o que representa 39,6% de brasileiros com idades entre 18 e 95 anos.
- Banco Digital Maré (Rio de Janeiro) - Atende regiões e comunidades que não possuem acesso adequado ao sistema financeiro por meio de um aplicativo que permite aos usuários pagarem contas, transferirem valores entre si e comprarem no mercado local utilizando a "palafita": uma moeda digital criada pela comunidade. A ferramenta possui tecnologia "blockchain", que reduz o custo de transação e logística.
- Dataholics (São Paulo) - Faz análise de dados de mídias sociais para melhorar a segmentação de clientes e apoiar as financeiras na decisão de concessão de crédito para a população. A empresa é baseada em um algoritmo de captura e análise de dados públicos não estruturados. Na prática, dados que servem de input na modelagem e crédito, possibilitando ofertas mais adequadas à baixa renda que, muitas vezes, é ignorada pelo sistema vigente pela incapacidade das análises de risco.
- DimDim (Curitiba) - Serviço de intermediação para pagamentos e cobranças entre usuários, está focado em solucionar o problema do "fiado" ao promover uma análise de crédito e meio de cobrança. A plataforma ajuda o comerciante a decidir se vende ou não a prazo, baseando-se em critérios de avaliação de outros comerciantes. Na prática, expande-se a rede de confiança de cada consumidor, juntando "os fiados" em uma única conta.
- EasyCrédito (Goiás) - Marketplace de empréstimos e cartões de crédito, reúne em um mesmo canal diversos prestadores de serviço, ajudando o consumidor a encontrar a melhor taxa possível.
- Jeitto (São Paulo) - Provê limites de crédito de pequenos valores e curta duração para auxiliar no fluxo de caixa das contas pessoais, de forma conveniente e fácil. A fintech de meios de pagamento foi criada para prestar serviços por meio de uma plataforma baseada em aplicativos de smartphone. Representa a evolução do microcrédito tradicional ao oferecer empréstimos de até R$ 150, cobrando taxas fixas; o crédito só pode ser utilizado para o pagamento de contas de luz, água, gás e celular. O objetivo é ajudar o consumidor a "fechar o mês" sem recorrer a alternativas que possam comprometer a saúde financeira.
- Moneto (São Paulo) - Sistema de apoio financeiro e cobrança para profissionais autônomos e desbancarizados, incluindo MEIs com foco em vendedores diretos. A solução é focada nas forças diretas de vendas, formada por milhões de pessoas no Brasil e composta por 77% de mulheres. Ao fornecer um sistema de gestão e cobrança, potencializa o relacionamento das vendedoras com os clientes, além e fornecer um canal de bancarização e crédito.
- Poupe Mais (São Paulo) - Oferece serviço de envio de SMS com informações relevantes e sugestões de atividades do dia a dia para apoiar um planejamento financeiro melhor, decisões de consumo consciente, responsável e de crédito mais saudável. A meta é diminuir o risco de endividamento excessivo da baixa renda.
- QueroQuitar! (São Paulo) - Plataforma de renegociação de crédito que aborda o devedor de maneira positiva. A empresa faz com que a proposta de negociação venha do devedor aumentando as taxas de recuperação e restabelecendo o mesmo ao papel de consumidor. Pode ajudar milhões de pessoas endividadas a saírem do vermelho, recuperando o status de bons pagadores tendo novo acesso ao mercado de crédito e serviços financeiros.
- Poupa Certo! (São Paulo) - Sistema para controle financeiro online, oferecido gratuitamente ou por meio de assinatura de planos. A plataforma controla todas as despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos gastos para traçar melhor os objetivos financeiros. Funciona como um guia de bolso da baixa renda, trazendo insights e dicas para os usuários.
- StartMEI (São Paulo) - Auxilia os microempreendedores individuais a lidar com todos os aspectos burocráticos de contribuição e de operação dessa modalidade de empresa. Oferece, ainda, um sistema de gestão de conta, contabilidade e meio de recebimento específico para MEIs.
- TáPago (São Paulo) - A empresa oferece um sistema de pagamento por celular, voltado para a população não bancarizada. A solução oferece dois serviços: uma conta pré-paga na qual o usuário faz recargas e o pagamento de benefícios de empresas, como vale-refeição, para os seus funcionários via conta virtual. Como resultado da menor estrutura de custos, o negócio cobra 50% menos dos comerciantes comparado a programas similares.
- ToGarantido (São Paulo) - Plataforma ONMI Channel para a venda e distribuição de seguros inclusivos que possuem análise de risco de baixa complexidade. O objetivo é oferecer seguros massificados e microsseguros a preços acessíveis para fornecer o acesso da população de baixa renda aos serviços. Acontecimentos como falecimentos ou acidentes podem prejudicar as finanças das famílias de baixa renda por anos. Busca inovar nos canais de distribuição e comunicação para atingir o máximo de pessoas possível com produtos acessíveis.
- Cartão Mais Fácil (Minas Gerais) - Funciona como um cartão de crédito local que retorna parte da receita para empreendimentos sociais nas comunidades. O cartão recebe uma marca específica da comunidade e desenvolve um projeto com entidades locais para doar um percentual da receita. Na prática, identifica parceiros nas comunidades e reverte 1% da receita para projetos selecionados. Ao obter e usar um cartão com branding criado pela comunidade e para a comunidade esse consumidor local aumenta o seu senso de pertencimento.
- PoupeCompre (São Paulo) - Uma empresa de compra programada na qual, dentro de um catálogo composto por diversos produtos, o cliente pode parcelar a compra mesmo sem cartão de crédito; após a sexta parcela paga, o consumidor pode receber o produto adiantado. Toda sua interface e linguagem foi construída para se comunicar com as classes CDE, que têm acesso, de forma organizada, às informações e ainda podem acessar dicas relevantes aos usuários –o que difere o PoupeCompre de outras plataformas de gestão de recursos atuais do mercado.