Folha de S. Paulo


Primeira etapa do Desafio de Negócios de Impacto Social seleciona 15 projetos

Empreendedores líderes de 15 projetos de impacto social foram selecionados entre 460 startups que participaram da primeira etapa do Desafio de Negócios de Impacto Social - Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos.

Eles receberão R$ 15 mil para desenvolverem uma proposta de atuação, e cinco serão selecionados para a segunda etapa, quando receberão até R$ 200 mil para a implementação da solução.

O objetivo da iniciativa, realizada pela Artemisia, parceira do Prêmio Empreendedor Social, e pela Caixa, é mudar a realidade de muitos brasileiros ao focar a transformação do país via inclusão financeira.

A expectativa é que o desafio resulte em soluções escaláveis e acessíveis à população de baixa renda, capazes de ampliar a educação e a inclusão financeira.

O programa é, ainda, uma oportunidade de os empreendedores se aproximarem de uma organização referência em público de baixa renda, além de receberem o apoio da Artemisia, pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, para o refinamento de impacto social de suas soluções.

Conheça abaixo os projetos selecionados.

  • Acordo Certo (São Paulo) - Plataforma de renegociação de dívida e recuperação de crédito on-line, tem uma abordagem que vai além do uso da tecnologia digital, pois coloca o devedor em um papel ativo e positivo no processo de renegociação das dívidas. O potencial de impacto social é significativo, já que mais de 58 milhões de pessoas têm "o nome sujo", o que representa 39,6% de brasileiros com idades entre 18 e 95 anos.
  • Banco Digital Maré (Rio de Janeiro) - Atende regiões e comunidades que não possuem acesso adequado ao sistema financeiro por meio de um aplicativo que permite aos usuários pagarem contas, transferirem valores entre si e comprarem no mercado local utilizando a "palafita": uma moeda digital criada pela comunidade. A ferramenta possui tecnologia "blockchain", que reduz o custo de transação e logística.
  • Dataholics (São Paulo) - Faz análise de dados de mídias sociais para melhorar a segmentação de clientes e apoiar as financeiras na decisão de concessão de crédito para a população. A empresa é baseada em um algoritmo de captura e análise de dados públicos não estruturados. Na prática, dados que servem de input na modelagem e crédito, possibilitando ofertas mais adequadas à baixa renda que, muitas vezes, é ignorada pelo sistema vigente pela incapacidade das análises de risco.
  • DimDim (Curitiba) - Serviço de intermediação para pagamentos e cobranças entre usuários, está focado em solucionar o problema do "fiado" ao promover uma análise de crédito e meio de cobrança. A plataforma ajuda o comerciante a decidir se vende ou não a prazo, baseando-se em critérios de avaliação de outros comerciantes. Na prática, expande-se a rede de confiança de cada consumidor, juntando "os fiados" em uma única conta.
  • EasyCrédito (Goiás) - Marketplace de empréstimos e cartões de crédito, reúne em um mesmo canal diversos prestadores de serviço, ajudando o consumidor a encontrar a melhor taxa possível.
  • Jeitto (São Paulo) - Provê limites de crédito de pequenos valores e curta duração para auxiliar no fluxo de caixa das contas pessoais, de forma conveniente e fácil. A fintech de meios de pagamento foi criada para prestar serviços por meio de uma plataforma baseada em aplicativos de smartphone. Representa a evolução do microcrédito tradicional ao oferecer empréstimos de até R$ 150, cobrando taxas fixas; o crédito só pode ser utilizado para o pagamento de contas de luz, água, gás e celular. O objetivo é ajudar o consumidor a "fechar o mês" sem recorrer a alternativas que possam comprometer a saúde financeira.
  • Moneto (São Paulo) - Sistema de apoio financeiro e cobrança para profissionais autônomos e desbancarizados, incluindo MEIs com foco em vendedores diretos. A solução é focada nas forças diretas de vendas, formada por milhões de pessoas no Brasil e composta por 77% de mulheres. Ao fornecer um sistema de gestão e cobrança, potencializa o relacionamento das vendedoras com os clientes, além e fornecer um canal de bancarização e crédito.
  • Poupe Mais (São Paulo) - Oferece serviço de envio de SMS com informações relevantes e sugestões de atividades do dia a dia para apoiar um planejamento financeiro melhor, decisões de consumo consciente, responsável e de crédito mais saudável. A meta é diminuir o risco de endividamento excessivo da baixa renda.
  • QueroQuitar! (São Paulo) - Plataforma de renegociação de crédito que aborda o devedor de maneira positiva. A empresa faz com que a proposta de negociação venha do devedor aumentando as taxas de recuperação e restabelecendo o mesmo ao papel de consumidor. Pode ajudar milhões de pessoas endividadas a saírem do vermelho, recuperando o status de bons pagadores tendo novo acesso ao mercado de crédito e serviços financeiros.
  • Poupa Certo! (São Paulo) - Sistema para controle financeiro online, oferecido gratuitamente ou por meio de assinatura de planos. A plataforma controla todas as despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos gastos para traçar melhor os objetivos financeiros. Funciona como um guia de bolso da baixa renda, trazendo insights e dicas para os usuários.
  • StartMEI (São Paulo) - Auxilia os microempreendedores individuais a lidar com todos os aspectos burocráticos de contribuição e de operação dessa modalidade de empresa. Oferece, ainda, um sistema de gestão de conta, contabilidade e meio de recebimento específico para MEIs.
  • TáPago (São Paulo) - A empresa oferece um sistema de pagamento por celular, voltado para a população não bancarizada. A solução oferece dois serviços: uma conta pré-paga na qual o usuário faz recargas e o pagamento de benefícios de empresas, como vale-refeição, para os seus funcionários via conta virtual. Como resultado da menor estrutura de custos, o negócio cobra 50% menos dos comerciantes comparado a programas similares.
  • ToGarantido (São Paulo) - Plataforma ONMI Channel para a venda e distribuição de seguros inclusivos que possuem análise de risco de baixa complexidade. O objetivo é oferecer seguros massificados e microsseguros a preços acessíveis para fornecer o acesso da população de baixa renda aos serviços. Acontecimentos como falecimentos ou acidentes podem prejudicar as finanças das famílias de baixa renda por anos. Busca inovar nos canais de distribuição e comunicação para atingir o máximo de pessoas possível com produtos acessíveis.
  • Cartão Mais Fácil (Minas Gerais) - Funciona como um cartão de crédito local que retorna parte da receita para empreendimentos sociais nas comunidades. O cartão recebe uma marca específica da comunidade e desenvolve um projeto com entidades locais para doar um percentual da receita. Na prática, identifica parceiros nas comunidades e reverte 1% da receita para projetos selecionados. Ao obter e usar um cartão com branding criado pela comunidade e para a comunidade esse consumidor local aumenta o seu senso de pertencimento.
  • PoupeCompre (São Paulo) - Uma empresa de compra programada na qual, dentro de um catálogo composto por diversos produtos, o cliente pode parcelar a compra mesmo sem cartão de crédito; após a sexta parcela paga, o consumidor pode receber o produto adiantado. Toda sua interface e linguagem foi construída para se comunicar com as classes CDE, que têm acesso, de forma organizada, às informações e ainda podem acessar dicas relevantes aos usuários –o que difere o PoupeCompre de outras plataformas de gestão de recursos atuais do mercado.

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