Folha de S. Paulo


Empreendedores sociais trabalham para unir sustentabilidade e moda

A união entre empreendedores sociais e voluntários ligados ao setor têxtil resultou em projetos inovadores que transformam a indústria da moda, deixando-a mais sustentável.

Após quatro meses de aceleração, com encontros presenciais e virtuais e mentoria com funcionários voluntários da C&A, três finalistas foram escolhidos entre 11 projetos no Demo Day, na segunda-feira (6).

O evento foi a premiação do Lab Inovação na Cadeia da Moda, ação desenvolvida pelo Social Good Brasil em parceria com o Instituto C&A.

Os vencedores foram DesFaz (1º lugar), plataforma digital que cria e articula formas alternativas de produção e consumo de moda, Banco de Tecidos (2º lugar), sistema que promove a circulação de sobras de tecidos da cadeia de produção têxtil, e Modellagio (3º lugar), solução inovadora no processo de criação para os profissionais do setor.

Entre os 11 projetos estavam Reboard, Ressignificando Resíduos Têxteis e Coopa-Roca, fundada por Maria Teresa Leal, integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Participaram da banca avaliadora a gerente de Fortalecimento de Comunidades do Instituto C&A, Daniela Pavan; a diretora executiva do Social Good, Carolina de Andrade; e o especialista em educação para empreendedores, Guilherme Sarkis.

Também integraram o comitê avaliador Diogo Quitério, gestor de Programas do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), parceiro do Prêmio Empreendedor Social; Anna Aranha, gestora do Instituto Quintessa, também parceira da premiação; e Cristina Filizzola, diretora da Aliança Empreendedora, organização que faz parte da Rede Folha.


Endereço da página:

Links no texto: