Folha de S. Paulo


Ação doa mais de 5 milhões de pratos de comida em oito meses

Renato Stockler/Na Lata
ONG Banco de Alimentos faz mutirão de arrecadação em supermercados
ONG Banco de Alimentos faz mutirão de arrecadação em supermercados

A ação 1p5p da marca de roupas Reserva já conseguiu doar 5.805.775 pratos de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar desde maio de 2015.

O número é expressivo. São 52 milhões de brasileiros nessa condição. Desses, 7 milhões passam fome. Os que mais sofrem se concentram nas regiões Nordeste (45%) e Sudeste (24,7%, segundo dados de 2013 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio).

A situação fica ainda mais crítica, pois o Brasil foi o segundo maior fornecedor de alimentos do mundo, com quebra de recordes em produção agrícola em 2015.

A campanha, na qual uma peça de roupa representa cinco pratos de comida, é realizada em parceria com a ONG Banco de Alimentos, fundada por Luciana Quintão, membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e finalista do Prêmio Empreendedor Social 2011.

"Recolhemos as sobras da comercialização pela manhã e distribuímos para entidades parceiras", explica a empreendedora social sobre como funciona a distribuição de pratos. "Sabemos quantas organizações receberam e quantas refeições foram distribuídas. Isso permite estimar a quantificar os pratos."

No total, são 43 unidades parceiras da ONG, que beneficiam 22 mil pessoas por dia. "O alimento está no cerne de tudo que se refere à humanidade", afirma Luciana em relação ao trabalho da Banco de Alimentos.

FOME

A parceria do Banco de Alimentos surgiu de um encontro do fundador da Reserva, Rony Meisler, com um aluno da Adel (Agência de Desenvolvimento Local), fundada por outro membro da Rede Folha, Wagner Gomes, vencedor da edição de 2010.

"O Rony queria fazer um projeto social em educação que mudou de rumo quando o aluno perguntou: 'Quando você está com fome, consegue trabalhar?'", explica Luciana Rosas, responsável pelo marketing da Reserva.

A partir dessa conversa, a empresa correu atrás de parceiros e encontrou a Banco de Alimentos.

A divulgação do projeto ocorre dentro das lojas, e o site tem um contador em tempo real. Além disso, a fiscalização é feita por um relatório de auditoria disponibilizado no site a cada dois meses, garantindo a transparência da ação.


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