Folha de S. Paulo


'Robô' incentiva jovens a se tornarem empreendedores no chat do Facebook

reprodução/facebook
Robô Deco, do site https://www.facebook.com/falecomdeco, da Fundação Telefônica, que incentiva jovens da periferia se tornarem empreendedores atravpes de vídeos e mensagens no chat do Facebook
Robô Deco incentiva jovens a se tornarem empreendedores através de vídeos no chat do Facebook

Imagine um "robô" que conversa com você através do chat do Facebook? É exatamente o que faz o Deco, da página Fale com Deco, lançada em outubro de 2016 pela Fundação Telefônica.

Deco, no caso, é um personagem que fala de igual para igual com o seu público-alvo: o jovem da periferia. O objetivo é incentivar os jovens a terem iniciativas empreendedoras, através de mensagens de apoio e vídeos com cases de sucesso.

A dinâmica funciona da seguinte forma: é preciso acessar a página e clicar no botão "enviar uma mensagem", no canto superior direito. Feito isso, o bot abre uma janela de conversa com você:

"Salve! Eu sou o Deco do Programa Pense Grande. Tô aqui pra te mostrar 10 passos que vão ajudar você a tirar uma grana com o seu talento. Bora começar? Aperta o botão aqui embaixo!"

Ao clicar em "começar", a janela de conversa é iniciada. A cada seis mensagens, um vídeo é enviado, com duração média de dois minutos. São dez vídeos, um sobre cada tema, abordando assuntos como empreendendorismo social, monetização, iniciativa, persistência, sonhos, faça-você-mesmo, entre outros.

O projeto é parte do programa Pense Grande, criado em 2013 pela Telefônica para difundir a cultura de empreendedorismo de impacto social com tecnologia digital para jovens brasileiros, especialmente os que vivem nas periferias.

Os criadores estimam que mais de 50 mil pessoas visualizaram ao menos 7 dos 10 vídeos entre outubro e dezembro de 2016. A iniciativa foi mencionada pelo site especializado Trendwatching como uma das inovações que estão redefinindo as expectativas dos consumidores na América Latina, parte da onda de "empoderamento empreendedor" possibilitada pelas novas tecnologias.


Endereço da página:

Links no texto: