Folha de S. Paulo


ONG realiza exames médicos gratuitos em homenagem à cidade de São Paulo

Ricardo Lauricella/Divulgação
Van da Saúde da ong CIES GLobal estacionou na vila madalena em 29/01/2017 e ofereceu exames médicos gratuitos
Van da ong CIES GLobal estacionou na vila madalena em e ofereceu exames médicos gratuitos

A rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, é uma das vias que fica fechada aos finais de semana e feriados pelo programa Rua Aberta.

No último domingo (29), a ONG CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) esteve lá com uma van, oferecendo check-ups gratuitos para a população. Entre as 10h e 16h, foram oferecidos exames de pressão alta, glicemia e IMC – indispensáveis para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas.

No mesmo local, ocorreu também um debate sobre cidades inteligentes, com a presença do secretário de Inovação da cidade, Daniel Annenberg, criador do Poupatempo, Fábio Bibancos – dentista e fundador da ONG Turma do Bem – e Ricardo Lauricella, gerente de comunicação da CIES, que falou sobre a iniciativa junto à Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Os participantes conversaram sobre a importância do fechamento das ruas para carros e abertura para o lazer.

"Participar de mais um Rua Aberta,é um enorme prazer para nós, principalmente para comemorar o aniversário de 463 anos de nossa cidade. Procuramos projetos sinérgicos à nossa iniciativa, com um modelo de gestão de saúde sustentável e para todos", explica o médico Roberto Kikawa, fundador do CIES, e um dos integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

A van é uma unidade móvel adaptada para atender em locais em que as Carretas da Saúde do CIES não chegam, como favelas, regiões montanhosas e ruas estreitas. A equipe tem cem médicos especialistas e outros 300 colaboradores, que fazem mais de 40 mil exames, consultas e cirurgias todos os meses em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e também em Atlanta (EUA).

Nos últimos oito anos, a ONG percorreu 33 municípios em oito estados, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas em diversas especialidades, como cardiologia e oftalmologia, realizando exames, além de cirurgias vasculares, urológicas e gerais.


Endereço da página:

Links no texto: