Folha de S. Paulo


Com 138 milhões atendidos, ONG de Bangladesh é a melhor do mundo; veja

Após atingir a marca de mais de 138 milhões de pessoas atendidas, a Brac se tornou a melhor organização-não-governamental do mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.

O ranking pesquisa, avalia e classifica as melhores práticas e novas ideias do setor, dando destaque a inovações, impacto e maneiras de atuação. A seleção combina o trabalho de jornalistas e pesquisadores para mapear as transformações e difundir os valores do terceiro setor.

Fundada em 1972 em Bangladesh, a Brac capacita pessoas em situação de pobreza e suas comunidades, combatendo o analfabetismo, as doenças e a injustiça social nos seguintes eixos: direitos humanos, empoderamento social e econômico, educação, saúde, desenvolvimento de empresas, sustentabilidade ambiental e preparação para desastres, entre outros

Idealizada por Fazle Hasan Abed, a organização trabalha no Afeganistão, Bangladesh, Haiti, Libéria, Mianmar, Nepal, Paquistão, Filipinas, Serra Leoa, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda.

Outros temas que se destacam nesta quarta edição são ajuda a refugiados, combate às desigualdades sociais e auxílio a vítimas de desastres naturais, minas terrestres, conflitos armados e outras situações de violência e violação dos direitos humanos.

Segundo a NGO Advisor, este ano o levantamento traz nomes do terceiro setor que refletem amplamente a evolução dos desafios enfrentados pela sociedade civil global do nível local ao transnacional.

De acordo com a publicação, as ONGs têm se distanciado cada vez mais do perfil de instituições de caridade e expandido para diversas áreas de atuação, muitas têm se transformado em negócios sociais, cultivando conhecimento acadêmico e buscando caminhos estratégicos para combater grandes obstáculos para o desenvolvimento.

A Ashoka, organização sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, no trabalho e apoio a empreendedores sociais e parceira da Folha na realização do Diálogos Transformadores, é sexta maior ONG do mundo.

A organização, que é a maior rede de empreendedores sociais do mundo e atua em 84 países, subiu 13 posições em relação à última edição.

Veja a seguir as 10 melhores ONGs do Mundo, de acordo com a NGO Advisor:


Endereço da página:

Links no texto: