Folha de S. Paulo


Conheça dez ações e organizações e saiba como contribuir no Dia de Doar

Esta terça-feira (29) marca o Dia de Doar, movimento que chegou há quatro anos no Brasil em contraponto à Black Friday –data que marca o grande consumo para estimular a cultura de doação no país.

De acordo com o mais recente relatório World Giving Index, lançado no fim de outubro no Brasil, 54% dos brasileiros ajudaram um estranho no mês anterior à pesquisa, o que ajudou o país a subir 37 posições em relação ao ano anterior.

O Brasil, no entanto, ainda está na 68ª colocação entre as 140 nações que participam do levantamento, organizado pela CAF (Charities Aid Foundation), representada no Brasil pelo Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), parceiro do Prêmio Empreendedor Social.

Para incentivar o voluntariado e as doações, mais de 1.200 empresas, organizações sociais e instituições em geral integram o movimento do Dia de Doar. Conheça alguns deles e suas ações nesta terça e leia abaixo oito formas de contribuir.

1. Procure uma organização participante e veja como ajudá-la

2. Organize um churrasco ou um bazar com entrada paga e doe a receita para uma instituição que precisa

3. Reúna com família, vizinhos, amigos e colegas de trabalho roupas e alimentos para algum abrigo ou creche local

4. Junte o dinheiro que teria gastado com doces, sorvetes, café e coloque em uma jarra para doar a uma organização local que presta atendimento a pessoas que precisam de alimentos

5. Ou cozinhe quitutes, venda e doe o dinheiro para uma organização

6. Financie uma causa com uma campanha de financiamento coletivo e divulgue entre os amigos

7. Comemore seu aniversário e peça doações para uma organização ao invés de presentes

8. Divulgue o #diadedoar com a hashtag nas redes sociais


Endereço da página:

Links no texto: