Folha de S. Paulo


Pesquisa aponta desafios das ONGs na Grande São Paulo e Baixada Santista

Pouca estrutura organizacional e dificuldade para se comunicar com o público são os principais desafios das ONGs que atuam na Grande São Paulo e na Baixada Santista.

O levantamento realizado pela Fundação Salvador Arena em junho, com 25 entidades, mostrou que 11 delas têm uma média ou fraca governança e 13 não conseguem alcançar as pessoas de interesse de forma efetiva.

Com uma movimentação de R$ 40,4 milhões em 2015, a principal fonte desses recursos (66%) são os convênios com os governos nas três esferas e apenas 2% por meio de incentivos fiscais (veja arte abaixo). A pesquisa ainda revela que 55% desse valor foram captados de forma emergencial.

Sobre a estrutura institucional, também avaliada no estudo, 20% das ONGs estão sem planejamento estratégico adequado ou atualizado e 35% afirmaram não terem participação efetiva da diretoria na captação de recursos.

Para auxiliar com esses desafios, a Fundação Salvador Arena organiza encontros e cursos gratuitos para os gestores de ONGs. Para saber mais, acesse o site da organização.

Arte Folha


Endereço da página: