Folha de S. Paulo


Uniforme de trabalhadores dos Jogos reutilizou mais de 100 mil garrafas

Cerca de 20 mil garrafas PET foram recicladas para as camisas polo, camisetas, casacos e capas de chuva da equipe da Coca-Cola durante a Paraolimpíada, que começa nesta quarta-feira (7).

Na ação realizada, o uniforme utilizado pela equipe da empresa na Olimpíada, entre 5 e 21 de agosto, e no revezamento da tocha também foi feito com material reciclado. Para as cerca de 18 mil peças, 113.206 garrafas foram reaproveitadas.

Divulgação/Coca-Cola Brasil
Uniforme dos trabalhadores da Coca-Cola durante a Rio-2016 reutilizou mais de cem mil garrafas PET
Uniforme dos trabalhadores da Coca-Cola durante a Rio-2016 reutilizou mais de cem mil garrafas PET

A logística de fabricação do uniforme exigiu que as cooperativas de reciclagem, que já trabalham diretamente com a Coca-Cola, focassem a coleta das garrafas. Além disso, 30 delas atuaram nas arenas de competição, e uma das líderes foi convidada a assistir a competição de ginástica do camarote.

"Com base em eventos anteriores, vimos que era possível juntar o evento global com a reciclagem", afirma Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio-2016. "Como precisamos de muitas peças de vestuário, pensamos como incluir o uso do PET nos uniformes."

O trabalho resultou na certificação ISO 20121:2012 –norma internacional relacionada ao planejamento com menor impacto ambiental e social e com legados positivos para a sociedade. A Coca-Cola foi a primeira empresa no Brasil a receber o reconhecimento.


Endereço da página:

Links no texto: