Folha de S. Paulo


Mônica e Cebolinha divertem crianças com câncer internadas em hospitais

Os personagens Mônica, junto do fiel Sansão, e Cebolinha levaram os novos kits do Projeto Dodói, além de muita diversão, para crianças com câncer internadas no Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), nesta quarta-feira (27), em uma iniciativa da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e do Instituto Maurício de Sousa.

Cerca de 90 pacientes, entre ambulatório e internação, receberam o kit desenvolvido pela Abrale, membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, e transformado pelo instituto para incluir boneco, brincadeiras, gibis, cartazes e cartões.

Também foram criadas duas novas personagens, Maria e Sol, que têm leucemia e linfoma, respectivamente.

Com dez anos de atuação, a iniciativa já atendeu mais de 400 meninos e meninas com câncer, propondo uma abordagem mais humanizada na oncologia infantil.

Os kits –desenvolvidos por enfermeiros, psicólogos, médicos e outros profissionais da saúde da equipe Abrale– atendem três públicos: crianças, cuidadores e profissionais da saúde.

A missão é devolver a capacidade de sonhar e brincar, humanizar o atendimento e contribuir para o restabelecimento mais rápido da criança, além de desenvolver a criatividade e informar, por meio de um processo lúdico.


Endereço da página:

Links no texto: