Folha de S. Paulo


Universitários de 17 países se reúnem em congresso de empresas juniores

Mais de 3 mil universitários estarão em Florianópolis (SC) a partir desta quarta (20) para 280 horas de atividades na Conferência Mundial de Empresas Juniores (JEWC, na sigla em inglês).

Realizado a cada dois anos, o evento visa desenvolver o Movimento Empresa Júnior em escala global. Este ano, palestrantes nacionais e internacionais compartilham saberes e experiências ao redor do tema "Lead the co-era" (liderança na era da co-criação e colaboração).

Entre eles estão Ketan Makwana, empreendedor e conselheiro no MIT Global Start Up; Monja Coen, jornalista que se tornou um referência em equilíbrio emocional; e Marcelo Sales, criador da Movile, líder no mercado latino americano de software para celulares.

Já a sala da Endeavor, parceira do Prêmio Empreendedor Social, espera receber 1,8 mil pessoas para debater empreendedorismo com a presença de Juliano Seabra, diretor-geral da organização no país; Darino Tenório (Uatt); Alessio Alionço (Pipefy); e Eduardo Ferreira Lima (Avantia).

As atividades também incluem o Desafio Ambev, que anuncia os três finalistas com as soluções mais inovadoras para ajudar a resolver o problema da falta de acesso à água potável no Brasil.

Em agosto, os selecionados visitarão uma região do Brasil afetada pela escassez do recurso hídrico. O grupo ganhador receberá um aporte de R$ 20 mil da Ambev para desenvolver o projeto, a iniciativa poderá ser executada pela cervejaria.

HÁ DOZE ANOS

O maior evento global sobre empreendedorismo jovem teve sua primeira edição em 2004, em Fortaleza (CE). Desta vez, a escolhida foi a capital catarinense, por ser um polo de tecnologia e inovação e a segunda melhor cidade no país para se empreender, segundo pesquisa da Endeavor.

Com origem na França em 1967, o Movimento Empresa Júnior tem seu maior contingente no Brasil, que acabou de superar a Europa, com 300 iniciativas em 18 estados.


Endereço da página:

Links no texto: